No Ceará ela chegou no ano de 1960 na Capital.
Consagrando personalidades como Chacrinha e Hebe Camargo, a televisão brasileira realizava a sua primeira transmissão há 70 anos, exatamente em 18 de setembro de 1950, desde a fundação pelo paraibano Assis Chateubriand, popularmente conhecido como Chatô. No Ceará ela faz suas primeiras aparições na Capital dez anos depois, em 1960.
Em sua dissertação de mestrado, a pesquisadora e jornalista, Ana Quesado, aborda as transformações causadas pelo advento da mídia. Para ela, a chegada da TV numa cidade implicava na modernização desta. “Era considerado um elemento de grande transformação e desenvolvimento.” Ela destaca que Fortaleza recebeu a primeira emissora do grupo Diários Associados, pertencente a Chateubriand, a TV Ceará.
De lá para cá a televisão já passou por várias transformações e até hoje ainda se destaca como veículo de comunicação bastante popular. Contudo, é válido ressaltar, que o aparelho em seu lançamento custava muito caro, considerado inclusive como poder de status financeiro. “Quem tinha aparelho de TV, era considerada uma pessoa rica”, aponta a pesquisadora, a partir dos seus estudos.
Hoje, com o advento da era digital, a TV teve que se modernizar ainda mais. Desde o lançamento do formato em HD, com alta tecnologia de imagem e áudio, até a convergência com a internet, a televisão mostra que está mais viva do que nunca – uma idosa com vida ativa e participativa.