Neste sábado (09), o Tiro de Guerra comemora 76 de existência no município de Aracati. Criado por meio da portaria nº 9.445, de 9 de julho de 1946, com a denominação de Tiro-de-Guerra nº 248, em 1965 foi desativado, sendo reativado no ano de 1969, já com a sigla atual TG 10-014.
Para celebrar a data, foi realizada na noite de ontem (08), mais uma formatura de jovens que serviram ao Serviço Militar. A Banda Municipal Jacques Klein foi um dos destaques do evento.

Histórico
Sua 1ª sede era localizada na Rua Santos Dumont, nº 756, no Centro de Aracati, até o ano de 1999, quando foi novamente desativado.
Em 2005 foi reativado, conforme portaria nº 801, de 31 de outubro daquele ano, tendo a formação da primeira turma, após a reativação, no ano de 2007, já nas instalações atuais, que foi inaugurada em 27 de fevereiro de 2007.

Seu efetivo atual é de quarenta e nove atiradores e, durante sua existência o Tiro-de-Guerra 10-014, unidade do Exército Brasileiro na Terra dos Bons Ventos, já formou três mil e setecentos e noventa e cinco reservistas no município.
Seu atual diretor é Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia, prefeito municipal de aracati, tendo como chefe da instrução o subtenente de comunicações, Anderson José Duarte.
Missão
O Tiro de Guerra encontra-se plenamente instalado e perfeitamente integrado à comunidade aracatiense e municípios circunvizinhos, estando em condições de ser empregado na defesa territorial, garantia da lei e da ordem, ação comunitária e defesa civil, bem como apoiar o município nas atividades cívico-sociais.

Presente, nas mais diversas atividades, o TG 10-014 vêm formando os atiradores, mostrando o caminho certo das virtudes morais e cívicas, o respeito à lei e a ordem, voltado para formação do caráter dos jovens atiradores, buscando torná-los munícipes esclarecidos quanto aos problemas sociais, interessados nas aspirações e realizações de sua comunidade e cidadãos integrados a realidade nacional, estabelecendo no atirador, um pólo difusor do civismo, da cidadania e do patriotismo.






