O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) conduziu, nessa terça-feira (19), de forma inédita, a primeira votação online no Ceará. O pleito ocorreu no município de Aracati, na Subseção Litoral Leste, para a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE). A prática inovadora representou um avanço tecnológico para o Tribunal, que utilizou o sistema “VotaOnline”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
O processo em Aracati ocorreu de forma tranquila e sem nenhuma intercorrência. A votação não só garantiu a integridade e a segurança dos votos, como também se encerrou mais cedo do que nos municípios onde foram utilizadas urnas eletrônicas tradicionais, demonstrando a eficiência do sistema. Foi registrado ainda um caso em que um eleitor estava apto para votar, mesmo estando na França.
Conforme explicou o secretário de eleições do TRE-CE, Caio Guimarães, a preparação para o projeto piloto incluiu a configuração detalhada da eleição para o dia e horário estabelecidos, com simulações prévias que asseguraram a precisão dos dados e a carga dos eleitores e candidatos. Assim, os eleitores puderam participar facilmente do pleito por meio de dispositivos como celulares ou computadores, autenticando suas identidades pela plataforma Gov.BR, que requeria a validação prévia de CPF e senha.
Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato, a iniciativa pioneira sinaliza um marco na modernização dos processos eleitorais no Brasil, destacando a acessibilidade e conveniência que a votação online pode proporcionar. O magistrado reforçou ainda que “a colaboração entre os tribunais regionais e a implementação do “VotaOnline” ressaltam o compromisso com inovações seguras e acessíveis, abrindo precedentes para futuras eleições”.
Sistema VotaOnline
Desde 2020, o sistema “VotaOnline”, desenvolvido pelo TRE-TO em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), vem se destacando pelo uso de blockchain e outras tecnologias de ponta para assegurar a segurança e auditoria do processo.