Além das celebrações típicas de fim de ano, as viagens também fazem parte dos planos dos brasileiros nesta época. Segundo uma pesquisa da Booking, divulgada pelo portal Panrotas, mais de 90% dos turistas brasileiros pretendem viajar no próximo verão.
O levantamento também revelou que o Natal e o Carnaval são as datas preferidas para economizar durante as viagens. Mais de 20% dos entrevistados afirmaram que pretendem gastar até R$ 2.000 nesses períodos.
Para Ricardo Aly, diretor da Rede Nacional Inn de Hotéis, que integra a unidade Golden Park All Inclusive Poços de Caldas, o número apontado pela Booking mostra o desejo de conhecer novos lugares e também uma retomada do turismo em grande escala. “Esse percentual expressivo me faz pensar em como o turismo doméstico pode sair fortalecido, com brasileiros redescobrindo as belezas do próprio país”, afirma.
O aumento reflete diretamente na rede hoteleira, que aquece e renova o mercado, explica o especialista. “Um índice tão positivo é como um sopro de otimismo para o setor, que foi muito impactado em outros momentos. Mais do que isso, é uma oportunidade de as redes se reinventarem e inovarem”, pontua.
Além do setor hoteleiro, outras áreas também recebem um impacto positivo, como a de transportes, serviços de receptivo e pequenos comércios locais. O especialista vê com bons olhos essa expansão para as comunidades turísticas, especialmente aquelas que dependem diretamente desses visitantes. Porém, ele faz um alerta: “Será que todos os destinos estão preparados para essa demanda crescente?”.