Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada na última quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o volume de vendas no comércio varejista cearense cresceu entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, e teve um crescimento de 2,5%. O resultado é acima do registrado nacionalmente (1%).
Na comparação dos últimos 12 meses, houve uma elevação de 8,5%. Assim, o Ceará obteve o terceiro maior resultado do Brasil, atrás apenas de Tocantins (11%) e Maranhão (9,8%).
Se levarmos em consideração fevereiro de 2023, a alta foi de 10,7% para o setor. No acumulado do ano, o Estado aumentou 9,3%. Outro ponto é que a receita nominal do comércio varejista cresceu 1,4% neste mês e 13,3% ante fevereiro de 2023.
Observando as oito atividades pesquisadas, em relação ao igual mês do ano anterior, apenas duas tiveram taxas negativas: livros, jornais, revistas e papelaria (-47,3%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-11,8%).
As outras seis atividades apresentaram resultados positivos, com a maior contribuição vindo de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (17,9%).






