Numa corrida em que Lewis Hamilton errou e precisou fazer uma prova de recuperação, Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP de Emilia Romagna neste domingo (18), na Itália, praticamente de ponta à ponta.
O holandês foi quem melhor se saiu nas condições de pista molhada encontrada pelos pilotos em Ímola. Até o heptacampeão cometeu uma falha, que lhe custou a chance de brigar pela vitória.
Mesmo assim, o piloto da Mercedes conseguiu se recuperar e, após cair para a nona posição depois de sair da pista e danificar o carro, ele foi buscar o pódio e terminou em segundo. Lando Norris, da McLaren, foi o terceiro.
Os carros da Ferrari também andaram bem na Itália. Leclerc e Sainz terminaram a prova na quarta e quinta colocação, respectivamente.
Logo na largada, porém, Verstappen foi quem mostrou que faria uma corrida à parte. Ele ultrapassou o companheiro de equipe Sergio Pérez e Lewis Hamilton, o pole do dia, antes de completar a primeira volta.
Nem a paralisação da prova, na 32ª volta, prejudicou a estratégia do holandês. A corrida ficou suspensa por cerca de 20 minutos para que os comissários pudessem limpar a pista depois de um acidente entre Valteri Bottas, da Mercedes, e George Russell, da Williams.
O britânico errou ao tentar uma ultrapassagem e jogou o carro na direção do finlandês. Os dois bateram e os carros espalharam destroços pelo circuito.
O acidente do Bottas acabou ajudando Hamilton. Na mesma volta, momentos antes, o piloto da Mercedes errou ao tentar ultrapassar um retardatário, saiu da pista e, com o carro danificado, precisou ir aos boxes. Na sequência, a prova acabou sendo paralisada.
Assim, ele pôde concertar o carro com menor prejuízo de tempo e maior chance de se recuperar na prova.
O inglês retomou a corrida em nono, mas conseguiu ganhar posições até voltar à briga pelo pódio. Além disso, ele ainda fez a melhor volta da corrida, o que lhe garantiu manter a primeira posição no Mundial de Pilotos.
Agora, o heptacampeão soma 44 pontos, um a mais do que Verstappen (43), justamente por ter ganhado um ponto por ter feito a volta mais rápida na Itália.
A próxima etapa da F1 será o GP de Portugal, no dia 2 de maio.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP
1º – Max Verstappen (HOL/Red Bull Racing)
2º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes): +22s
3º – Lando Norris (ING/McLaren): +23s702
4º – Charles Leclerc (MON/Ferrari): +25s579
5º – Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari): +27s036
6º – Daniel Ricciardo (AUS/McLaren): +51s220
7º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin): +51s909
8º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri): +52s818
9º – Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo): +64s773
10º – Esteban Occon (FRA/Alpine): +65s704
11º – Fernando Alonso (ESP/Alpine): +66s561
12º – Sergio Perez (MEX/Red Bull Racing): 67s151
13º – Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri): +73s184
14º – Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo): +1 volta
15º – Mick Schumacher (ALE/Haas): +2 voltas
16º – Nikita Mazepin (RUS/Haas): +2 voltas
Não completaram:
– Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
– Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
– George Russell (ING/Williams)
– Nicholas Latifi (CAN/Williams)