O Ceará teve um aumento de 30,5% no consumo, em dezembro ante novembro, nas classes C e D, segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander, focada em inclusão econômica. O saldo positivo foi um efeito, sobretudo, pelo crescimento de 47% dos gastos com Companhias Aéreas.
A alta no consumo cearense foi reforçada ainda pela participação dos setores de Serviços (23%), Automóveis e Veículos (23%), Supermercado (22%), Transporte (16%), Lojas de Artigos Diversos (9%), Prestadores de Serviços (9%) e Lojas de Roupas (9%). Em contrapartida, recuaram os gastos com Diversão e Entretenimento (-30%) e Telecomunicações (-1%).
Na média do País, o consumo das classes C e D no Brasil cresceu 31% em dezembro ante novembro, de acordo com a Superdigital. O resultado foi o melhor do ano de 2021, apesar de ainda ter representado uma queda de 13% em relação a dezembro de 2020.
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que o consumo foi impactado positivamente pelo 13° salário e festas de Natal e Ano Novo. “Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia. Mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”, diz.
Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram alta no consumo dessas classes sociais, com destaque para o Sudeste, que impulsionou o resultado, com elevação mensal de 33%. Nas demais regiões, o Nordeste fechou com alta de 32%, seguida do Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%). Entre os três estados pesquisados no Nordeste, além do Ceará, que teve crescimento de 30,5%, a Bahia apresentou uma evolução de 41%, a maior do País, e Pernambuco, de 30%.
No Brasil, os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Lojas de Roupas, com alta de 32%, Supermercado, com 24%, Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Já os setores que apresentaram quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aéreas (-7%) e Diversão e Entretenimento (-3%).
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento foi no segmento Supermercado (36%), seguido de Restaurantes (11%), Lojas de Artigos Diversos (11%) e Transportes (8%).
Outro dado da pesquisa mostrou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa dois pontos percentuais a mais se comparado a novembro. Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Transporte (9%), Hotéis e Motéis (8%), Supermercado (8%) e Lojas de Roupas (7%). Entretanto, caíram os valores médios em cada compra com Rede Online (8%), Companhias Aéreas (5%) e Serviços (3%).
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