Sinal News
  • Conecte-se
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Volume de vendas do Natal deve somar cerca de R$ 69 bilhões em 2023

Estimativa é da da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

24 de dezembro de 2023
A A
Volume de vendas do Natal deve somar cerca de R$ 69 bilhões em 2023

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Natal de 2023 deverá movimentar cerca de R$ 68,97 bilhões em vendas, segundo a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Caso essa projeção seja confirmada, o setor irá registrar um aumento de 5,6% no faturamento com vendas, considerando a inflação.

O economista Fabio Bentes aponta que o Natal é a principal data comemorativa do comércio e, neste ano, a melhoria das condições econômicas e queda da taxa de desemprego são fatores que contribuirão para o aumento das vendas. “E a taxa de câmbio também. Sempre que ela recua, favorece as importações. O varejo importou o maior volume de mercadorias em 2014, portanto deve ser um Natal com mais importados”, destaca.

De acordo com a estimativa da CNC, os hiper e supermercados deverão se destacar em termos de movimentação financeira durante o Natal deste ano, representando 38,6% do volume total. Em seguida, os estabelecimentos especializados na venda de itens de vestuário, calçados e acessórios devem responder por 33,9% do total, seguidos pelas lojas especializadas na comercialização de artigos de uso pessoal e doméstico, contribuindo com 12,6% do total.

Carla Beni, economista e professora de MBAs da FGV, explica que com uma melhoria da renda e queda inflacionária, as famílias estão buscando por uma ceia mais farta. “Mais doces, panetones, inclusive outros objetos de natal e até decoração. Na parte dos presentes, deve vir forte o uso pessoal, vestuário, calçados e cosméticos. Houve um retorno do aumento  real do salário mínimo, que passou a ser corrigido, não só pelo processo inflacionário, mas também com um ganho adicional, então isso melhora  a qualidade de vida das pessoas”, afirma.

A gerente comercial Bianca Muniz, 28, é moradora de Brasília, no Distrito Federal. Ela explica que não tem o costume de comprar itens para casa e roupas durante o decorrer do ano, e quando chega em dezembro, realiza as compras de acordo com a necessidade, mas que o preço dos produtos é um fator decisivo para ela.. “A gente sempre compra mais do que a gente comprou durante o ano todo, seja presente ou roupa para passar as festas, muita gente viaja”, afirma.

Apesar da expectativa de um volume maior em comparação aos anos anteriores, o varejo ainda não deverá atingir o mesmo patamar de vendas observado no Natal de 2019 (R$ 70,94 bilhões)

 
 
 
Fonte: Brasil 61
Postagem anterior

Fim de ano: PRF aumenta fiscalização nas rodovias e orienta uso de itens de segurança

Próxima postagem

Conheça os benefícios da romã, uma das frutas mais procuradas no final do ano

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

11 de dezembro de 2025
Prefeitura do Aracati entrega novas instalações da Central de Abastecimento Farmacêutico e da Farmácia Central

Prefeitura do Aracati entrega novas instalações da Central de Abastecimento Farmacêutico e da Farmácia Central

11 de dezembro de 2025
Aquasis lança alerta de busca pelo peixe-boi Ariel

Aquasis lança alerta de busca pelo peixe-boi Ariel

11 de dezembro de 2025
Sinal News

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se