Hoje, dia 02 de Abril, marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data surgiu em 2007, sendo definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde o ano passado, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue unida em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, com intuito de celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.
O Sinal News entrevistou Juliana Nato, que é Farmacêutica Clínica, Formanda em Psicologia e mãe de uma criança autista, para falar sobre o assunto.
Confira na íntegra:
Sinal News: Como surgiu o Dia Mundial de Conscientização do Autismo?
Juliana Nato: No fim do ano de 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas), definiu todo 2 de abril, como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Neste dia muitos cartões-postais de todo o mundo se iluminam de azul para demonstrar apoio a causa. No Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor, toda essa manifestação tem o intuito de chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Neste mesmo dia, muitas famílias e associações de pais de pessoas com Autismo, também realizam manifestações.
SN.: Como você vê a importância desse dia?
JN.: Esse dia possui uma importância muito grande, pois ele tem a finalidade de reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o transtorno do espectro do autismo. Através da conscientização e da informação é possível alertar, informar e desmistificar o Autismo. Pois, quanto mais cedo a criança obtiver o diagnóstico, melhor será o prognóstico dela, melhorando a qualidade de vida de muitas famílias.
SN.: Não existe um único autismo e sim vários tipos, causados por diferentes combinações genéticas. É o que chamam de espectro. Fala um pouco para gente a respeito disso.
JN.: TEA-Transtorno do Espectro do Autismo, possui uma escala de classificação, a qual varia de um grau mais leve até o mais grave.
Grau leve: onde a pessoa não necessita muito da ajuda de outra pessoa para realizar suas atividades de vida diária! Pode ter uma vida independente.
Grau moderado: a pessoa já necessita de ajuda pra algumas atividades.
Grau grave: onde a pessoa necessita de ajuda quase que totalmente para realizar suas atividades de vida diária.
Essa classificação não é algo que impeça a pessoa de estar em um certo grau e se incluir em outro, como por exemplo: uma criança com grau moderado que faz intervenções e tratamento para os sintomas, pode vir a se desenvolver e entrar no grau leve. Como também, o inverso pode acontecer, a criança pode ser diagnosticada com grau leve e depois vir a piorar e entrar em um grau mais grave!
A síndrome de Asperger, hoje se encontra dentro do TEA, essa expressão entrou em desuso e hoje se classifica como Autismo Leve.
Não existe um autista igual o outro, as características variam muito de pessoa para pessoa.
SN.: Quais os principais desafios que enfrentam hoje crianças do Espectro Autista?
JN.: Pessoas com autismo enfrentam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social, o maior desafio é poder realizar as terapias, já que as mesmas são realizadas por uma equipe multiprofissional (psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, neuropediatras, psiquiatras, psicopedagogos, dentre outros), o que gera um custo muito alto para as famílias e até mesmo para o poder público.
Outro desafio, é a inclusão social, essa é uma barreira que cada vez mais as famílias buscam transpor, a fim de inserir essas pessoas na sociedade de forma digna.

Juliana Nato é farmacêutica clínica, Especialista em Saúde Pública, Mestranda em Farmacologia Clínica pela UFC (Universidade Federal do Ceará), com pesquisa voltada para o Autismo. Atualmente cursa Psicologia (9° Semestre), faz parte do GENIT- Grupo de Estudo em Neuroinflamação e Neurotoxicidade no Autismo da UECE (Universidade Estadual do Ceará). É pós-graduada em Neuropsicologia e Análise do Comportamento Aplicada. Possui capacitações em: ABA, DIR-Floortime, Integração Sensorial, Desenvolvimento Infanto-Juvenil, Autismo, TDAH, Atrasos do Desenvolvimento e VB-MAPP INTERNACIONAL. Presidente do Instituto Estímulo Nato – Clínica de Estimulação Multiprofissional.
Juliana Nato é mãe de uma criança autista.













