Sete em cada dez brasileiros avaliam que a situação econômica do país vai melhorar após a vacinação contra a Covid-19 ser concluída no país, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha.
Para 71% dos entrevistados, a economia irá melhorar. Outros 18% dizem que ficará como está, e 8% avaliam que vai piorar.
Sobre a sua própria situação financeira, 61% dizem que irá melhorar após o fim do programa de imunização, 33% afirmam que ficará como está e 4% avaliam que vai piorar.
Foram entrevistados 2.030 brasileiros por telefone celular em todas as regiões e estados do país, nos dias 20 e 21 de janeiro, após o início da vacinação no país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O Datafolha também perguntou se, enquanto todos os brasileiros não forem vacinados, a situação econômica do país vai melhorar, vai piorar ou vai ficar como está.
Apenas 15% dos brasileiros avaliam que vai melhorar. Outros 39% afirmam que a economia ficará como está, e 43% dizem que irá piorar antes da imunização da população ser concluída.
Em relação à sua própria situação financeira, 23% dizem que irá melhorar antes do fim do programa de imunização. Outros 54% afirmam que ficará como está, e 21% avaliam que irá piorar.
Nesta segunda-feira (25), o ministro Paulo Guedes (Economia) defendeu a vacinação em massa, dizendo que esse será um fator decisivo para o retorno seguro da população ao trabalho e para o desempenho da atividade em 2021.