Na iminência de iniciar a tão esperada vacinação contra a Covid-19, que tem afetado a vida social desde março de 2020, a Prefeitura do Aracati divulga imagens e números do seu “arsenal”, para o que o prefeito denominou de “Operação de Guerra”.
Por meio de post publicado nesta quinta-feira (14) nas redes sociais, Bismarck Maia (PTB), Prefeito da cidade, destacou que existem 40.000 seringas e agulhas no estoque da Secretaria de Saúde. Além disso, o gestor exalta que estão disponíveis 200 profissionais prontos para atendimento, das mais diversas frentes da Saúde do município: agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe “Melhor em Casa”, CEREST, equipe administrativa e logística.
Bismarck destaca que Aracati seguirá as orientações do Estado do Ceará, obedecendo às “fases tais quais do Governo do Estado”. Nas imagens é possível ver os equipamentos de refrigeração das vacinas, que ficam no Hospital Municipal Doutor Eduardo Dias (HMED), e serão essenciais para o acondicionamento do material que será distribuído em breve.

Vacinação no Brasil
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (14) a prefeitos que a vacinação contra a Covid-19 começará na próxima quarta-feira (20), às 10h. O início da estratégia, no entanto, depende de aprovação das vacinas na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A declaração foi dada em encontro virtual com a Frente Nacional de Prefeitos. Ao todo, cerca de 130 prefeitos participam da reunião.
No encontro, Pazuello disse ainda que a previsão da pasta é ter 8 milhões de doses ainda neste mês. O montante equivale às doses importadas pelo Butantan e Fiocruz, e cuja liberação para uso emergencial deve ser decidida pela Anvisa no domingo (17). Nos últimos dias, o ministro vinha evitando dar datas para o início da vacinação, chegando a dizer, em declaração que foi alvo de críticas, que a estratégia começaria “no dia D” e “na hora H”.
Confira o post do prefeito na íntegra clicando aqui.