A campanha Outubro Rosa, que é anualmente realizada no mundo inteiro durante o mês de outubro, já começou. O principal objetivo é de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização alerta também à disseminação de dados preventivos e destaca a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Por todo o mês de outubro, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames, e muitas até os disponibilizam gratuitamente. Essas iniciativas são fundamentais para a prevenção, isso porque nos estágios iniciais a doença é assintomática. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
De acordo os médicos, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de recuperação. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. A primeira ação aqui no Brasil aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Mas foi em 2008 que iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais comuns. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: “A prevenção é necessária”, como aconteceu no lançamento da campanha na noite da última quinta-feira (01), com o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Nesse sentindo, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracati busca realizar ações de orientação e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero no intuito de prevenir, diagnosticar e tratar precocemente essa doença. Para isso, segundo o Secretário de Saúde do município, Zózimo Medeiros, várias estratégias foram programadas para esse mês, que incluem: realizar busca ativa por meio dos agentes comunitários de saúde, atendimentos médicos, odontológica e de enfermagem, atividades educativas com psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física.
Assim como o HMED (Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias) e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a Unidade Móvel de Saúde também vai receber iluminação alusiva ao mês do Outubro Rosa. A Unidade Móvel vai atender as mulheres que estão em localidades mais distantes da sede do município, como: Córrego dos Macacos, Lagoinha, Olho D’água; Lagoa dos Ferreiras e Lagoa dos Porcos; Lagoa Caraúbas, Lagoa do Junco, Quixaba 1, Quixaba 2, Lagoa das Pedras; Assentamento Umiri, Quati e Mulungu.
Além disso, o município de Aracati, através da Secretaria de Saúde, vai realizar atividades educativas e preventivas, coleta de material citopatológico, exames das mamas e solicitação de mamografia em todas as Unidades Básicas de Saúde (USB). 438 mamografias devem ser realizadas na Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa, pelo Consórcio de Saúde, de acordo com o agendamento de cada unidade. 200 ultrassonografias mamárias devem ser realizadas no HMED, o agendamento será através da Central de Regulação e Unidade Móvel. Ainda serão realizadas atividades complementares, roda de conversa, orientações e autocuidado.