A cidade que tem ao logo da sua existência a alma cultural ativa – com a valorização de todos os gêneros artísticos e culturais, tem como espinha dorsal a literatura.
A terra, que além dos seus bons ventos, por meio da escrita trouxe de Adolfo Caminha a Antero Pereira (nosso Anterinho).
Uma cidade que tem de lindas praias a um centro histórico tombado pelo Iphan, que valoriza e resgata com seus diversos equipamentos: da arquitetura à leitura, com a recém biblioteca municipal inaugurada.
E, como consolidação de tudo que a cidade foi, é, se tornou e poderá conquistar na Cultura, receberá a Festa Literária do Ceará – Aracati, na próxima semana, de 20 a 22 de junho, na Rua Grande. Trata-se de uma realização do Governo do Estado, com o apoio da prefeitura do município.
Que à leitura, por meio do incentivo à educação, a cultura e fomento de novas possibilidades aos que são filhos de sangue ou adotivos, do Aracati, continuem sendo de destaque. Mostrando e valorizando do passado, ao presente e o futuro.
Que venha a primeira Festa Literária em Aracati.