A região do Litoral Leste do Ceará, conhecida por seus cenários atrativos, vem sofrendo com grilagens e especulação imobiliária em áreas de preservação ambiental.
“Falésias, dunas e praias do nosso Litoral estão sendo tomadas por cercas, construções irregulares e invasões inclusive com indícios de atuação de facções criminosas”, alertou o deputado estadual Guilherme Bismarck, em suas redes.
Na última semana, na tribuna da Assembleia Legislativa, o parlamentar já havia feito um alerta: “sem ação firme dos órgãos de fiscalização, vamos perder nossos cartões-postais para o crime e a especulação”.

Ainda de acordo com o deputado, em locais como Quixaba, Majorlândia e outras áreas entre Beberibe e Icapuí, construções ilegais já avançam sobre áreas de preservação permanente.
“É urgente que haja integração entre os órgãos de fiscalização e mais estrutura para proteger nosso patrimônio natural. A luta é pelo futuro do nosso território!”, ressaltou ele.
Ainda dentro desta temática, vale ressaltar que a Alece já havia aprovado no último dia 4 de junho o bioma Caatinga como Patrimônio Natural e Cultural, destacando a importância da preservação ambiental e do reconhecimento da identidade ecológica do semiárido.