Essa foi a mensagem divulgada pela Azul Linhas Aéreas neste quarta-feira (09) através de seu presidente, John Rodgerson. A empresa que está presente em 113 cidades do Brasil, fará o transporte gratuito da vacina utilizando seus mais diversos tipos de aeronaves, que inclui modelos da Embraer, Airbus, ATR e Cessna.
O anúncio foi feito em um evento no Aeroporto de Brasília com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Posteriormente, o presidente da Azul conversou com os jornalistas. A medida inclui as doses que forem enviadas pelos outros países ao Brasil.
De acordo com Rodgerson, com 5 mil doses em cada voo, é possível vacinar o país inteiro em 2 meses. Ele afirma que está animado para dar apoio ao governo e ao ministro da Saúde, que está em conversas com a Azul para viabilizar os transportes. Não há prazo para a medida começar a ser implementada nos voos da empresa.
O transporte das vacinas será feito em favor de qualquer governo ou vacina. A medida vale para todo ente público que precisar de apoio. A empresa está em negociações com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Ministério da Saúde para estabelecer os critérios do que será necessário para transportar as doses.
Na região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, no Ceará, a azul passará a operar a partir do próximo dia 17, no aeroporto de Aracati, com voos comerciais, utilizando o Embraer 195 E2 que tem capacidade para 136 passageiros. Saindo de Campinas/SP, a frequência será de dois voos semanais.
“Nós queremos nos livrar da covid-19 o mais rápido possível. E, por isso, nós estamos fazendo esse anúncio hoje. Porque nós queremos fazer a nossa parte”, declarou John Rodgerson. “Foi um ano difícil para o mundo em quase todos os setores. Mas estamos aqui para dizer que a Azul está de volta. Estamos servindo 113 cidades, nós vamos voltar a crescer”.