Nesta segunda-feira (20), a Assembleia Legislativa do Ceará foi palco de uma importante audiência pública em defesa da valorização da formação de professores no Brasil. O encontro reuniu bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), docentes, supervisores, coordenadores, pesquisadores e representantes de diversas instituições de ensino superior do estado, incluindo IFCE, UECE, UNILAB e URCA.
O evento foi conduzido pelo deputado Messias Dias, do MST, que presidiu a mesa e defendeu com veemência a aprovação do Projeto de Lei 3970/2021. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e visa transformar o PIBID em uma política de Estado, assegurando sua continuidade independentemente das mudanças no governo federal.
“A audiência pública é um passo indispensável para reafirmar o papel do PIBID no projeto educacional brasileiro. O programa garante não apenas a formação qualificada dos futuros professores, mas também a permanência dos estudantes nas universidades, ao oferecer bolsas que ajudam a reduzir a evasão”, destacou o deputado.
João Victor Medeiros, bolsista do IFCE Aracati, falou sobre a importância da iniciativa: “Esse momento é extremamente importante para garantir a manutenção do PIBID nas universidades e assegurar sua efetividade na formação de novos educadores.”
Para Carla Kailanny, também bolsista do campus Aracati, o programa vai além da formação inicial: “O PIBID é essencial não só no começo da trajetória acadêmica, mas também na formação continuada de professores e professoras. Ele nos prepara para atuar de forma crítica e consciente na realidade das escolas públicas.”
O coordenador de área Dr. José Wagner Almeida enfatizou o impacto positivo do programa: “O PIBID fortalece a permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura em todo o país. Ele antecipa o contato com a sala de aula e promove uma formação que alia teoria e prática desde os primeiros semestres da graduação.”
A audiência integra as ações do FORPIBID, movimento nacional que articula universidades e institutos federais na luta pela aprovação do PL 3970/2021. A proposta representa a esperança de milhares de estudantes e educadores que veem no programa uma ponte entre o sonho de ensinar e a realidade do magistério.
Com apoio crescente de parlamentares, instituições e movimentos sociais, a mobilização segue firme, mostrando que investir na formação docente é investir no futuro do Brasil.