Nesta quarta-feira (18) começou a circular nos aplicativos de mensagens em Aracati um áudio com a voz de um homem falando sobre uma suposta paralisação do serviço de transporte interurbano, entre a sede de Aracati e Canoa Quebrada, especificamente dentro do distrito praiano. De acordo com a Prefeitura do Aracati, essas informações não são verdadeiras.
“Topique em Canoa Quebrada não existe mais, vai ter que pegar no pé do morro, viu?! É ordem agora da Guarda, chegou, mandou todos os topiqueiros descer”, afirma o homem na introdução do áudio. E continua, “quem ‘vim’ de Aracati vai ter que ficar lá no pé do morro e subir com as coisas nas costas, galera. É a ordem que deram aqui.”
O homem fala sobre uma suposta revolta dos motoristas e donos de vans que fazem o percurso. “Os topiqueiros aqui ‘tudo revoltado’, por que não tem mais topique dentro de Canoa, vai ter que todo mundo ficar lá embaixo, subindo a pé.”
O Sistema Sinal de Comunicação entrou em contato com o gestor da Secretaria de Segurança Cidadã e Ordem Pública do Aracati, Werisleik Pontes Matias, para atestar as informações repassadas no áudio. O Secretário informa que houve apenas uma reorganização, mas que ninguém terá que subir ou descer morro para utilizar o serviço.
“Não haverá descontinuidade do serviço de topiques. O que houve foi a reorganização, sem mudar nada [na prestação do serviço]”, começa sua explicação.
Ele detalha como se dará a dinâmica, “normalmente duas topiques estão em Canoa [dentro], a que vem com o passageiro e a que vai sair, que fica no ponto. A medida que uma sai [de canoa], a outra topique que fica estacionada [perto da areninha] sobe pra ficar no lugar da outra.”
E fala sobre o mal entendido causado pelo áudio e pelas pessoas que estão propagando essas informações. “Deixar o passageiro embaixo, não existe isso em momento algum! Foi uma má interpretação de alguém. Que fique bem claro que a topique sobe sim até Canoa, inclusive tem como ponto final de rota o estevão. A medida que uma vai saindo, outra vai chegando.”