A imagem do canal visível do satélite, atualizada às 09h10 desta segunda-feira (19), mostra maior cobertura de nuvens sobre o interior do Ceará, mas sem chuva no momento. A presença de um Cavado que está no oceano Atlântico junto à costa leste do Nordeste do Brasil (NEB), deve colaborar para o aumento da nebulosidade e chuva no estado nos dias de previsão. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), tem seu posicionamento entre 3°N e 4°N.
A previsão do tempo para o estado hoje, é de céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuvas isoladas e de intensidade fraca no período da tarde em todas as regiões. No período da noite, as precipitações tendem a se fortalecer e ter intensidade moderada a forte em alguns momentos, principalmente nas macrorregiões localizadas no leste e centro do estado (Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Maciço de Baturité). Além disso, no Litoral de Fortaleza e no Cariri, também há previsão de chuvas isoladas.
A persistência do Cavado no leste do NEB, deve auxiliar para o aumento gradual da nebulosidade no estado e para uma condição favorável a chuva nos próximos dias. Na terça-feira (20), as precipitações devem ocorrer preferencialmente nos períodos da madrugada (Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e parte norte do Cariri) tarde (Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Maciço de Baturité, Ibiapaba, Litoral Norte e Litoral do Pecém) e noite (Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Maciço de Baturité). Destaca-se que os maiores acumulados tendem a ocorrer no período da noite e, embora localizadas, as chuvas também podem ser de intensidade moderada e forte em alguns momentos.
Na quarta-feira (21), à princípio, o céu deve variar de parcialmente nublado a nublado com chuva também ocorrendo sobre a porção central, leste e sul do CE (Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Cariri e Maciço de Baturité), principalmente durante a madrugada e a noite. Nas macrorregiões do litoral e do noroeste do estado, as precipitações tendem a acontecer de forma isolada.
As temperaturas máximas devem variar entre 32 °C e 36 °C em grande parte do estado, com destaque para as macrorregiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns que devem apresentar os maiores valores. Na capital, Fortaleza, são esperadas máximas em torno de 32 °C.
Cavado: É uma região de alongamento de uma baixa pressão em superfície, não fechada, que facilita a instabilidade do ar e a formação de nuvens.
ZCIT: Zona de Convergência Intertropical: Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.