Mais 471.200 doses de Coronavac chegaram ao Ceará no último sábado (23) para imunizar a população contra a Covid-19.
O lote, o maior já enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao Estado, está sendo distribuído pelo Governo do Ceará a todos os municípios cearenses para aplicação de D1 e D2 no público adulto.
O Ceará já aplicou cerca de 11,2 milhões de doses, entre D1, D2 e dose única, sendo o oitavo estado com maior percentual de imunização completa da população no país e o primeiro no Nordeste.
O agendamento e a vacinação são de responsabilidade dos municípios, ficando a cargo do Estado o armazenamento e distribuição do imunobiológicos. À União cabe a aquisição e envio aos estados.
Para quem ainda não se cadastrou para a vacinação contra a Covid-19 no Saúde Digital, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), há mudança na documentação de registro. O número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), passa a ser exigido durante a inscrição. A numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), antes obrigatória, torna-se opcional.
Após registro no sistema do Saúde Digital, o cidadão deve confirmar o cadastro através de link enviado para o email informado. Outra forma de confirmar cadastro é por telefone: 0800.275.1475. Também é possível utilizar atendente virtual em digital.saude.ce.gov.br.
O governador Camilo Santana reforçou a importância da população se vacinar para evitar o mais rápido possível para que haja, mais rapidamente, a imunização da população.