Em relatório divulgado na última quarta-feira (30), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, registrou o saldo positivo de 12.200 empregos em agosto no Ceará, contra 6.416 postos abertos no mês de julho. Vemos aí quase o dobro de novos empregos gerados de um mês para o outro.
Com este quantitativo, o Ceará se torna destaque no Nordeste, ficando em segundo lugar na colocação de estados que geraram mais empregos, atrás apenas de Pernambuco. No ranking nacional, o estado cearense ficou na sexta posição.
Camilo Santana, Governador do Estado, manifestou em seu Twitter grande contentamento por esses resultados: “Juntos temos buscado a retomada do crescimento da nossa economia, para a geração de mais emprego e renda aos cearenses”, destacou ele.
Se tratando de Aracati, Fernando Costa, Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, afirma: “Apesar desse momento bem atípico pelo qual estamos passando, Aracati está muito bem, de forma equilibrada e positiva. Tantos nos meses de junho, julho e agosto nós tivemos saldo positivo na cidade. Nós admitimos mais do que demitimos.”
De acordo com as informações passadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, somando-se os três meses tiveram 889 admissões contra 440 desligamentos, isto é, um saldo positivo de 449 empregos formais.
Segundo ainda o secretário, a previsão é que esse saldo se mantenha em crescimento até o final do ano, principalmente com a retomada do turismo. “O setor de serviço, que foi um dos mais afetados, vai passar a recontratar novamente, eu acredito nesse aquecimento, principalmente na questão do turismo local.”
Costa também ressalta que a Agropecuária, a Indústria e a Construção Civil foram setores que mais geraram empregos nesses três meses.