A previsão da Funceme indica chuvas fracas, rápidas e isoladas em áreas do centro-norte do Ceará até esta sexta-feira (11). A principal causa é a presença de instabilidades atmosféricas na costa do estado, associadas a um cavado meteorológico no Oceano Atlântico — uma área alongada de baixa pressão que favorece a formação de nuvens. Também atuam efeitos locais, como brisa marítima (vento do mar para o continente que traz umidade) e a interação do vento com o relevo, que ajuda na formação de nuvens em áreas serranas.
No sábado (12), o tempo deve ficar mais firme em todas as regiões: céu limpo ou com poucas nuvens ao longo do dia, sem expectativa de chuva.
As temperaturas mínimas ficam entre 16°C e 19°C nas regiões serranas (como Ibiapaba, Baturité e Cariri), enquanto as máximas variam de 34°C a 36°C no interior, principalmente Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana.
Os ventos devem ser moderados a fortes no litoral e em áreas de serra, com rajadas de até 50 km/h, soprando do sudeste e leste.














