O Atlético-MG teve sua sequência de vitórias interrompida na noite desta quarta (7), mas mesmo assim continua na liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Na Arena Castelão, o Galo perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, na 14ª rodada, e não conseguiu emplacar o quinto triunfo consecutivo na competição.
Os gols do jogo foram marcados por David, a favor do Leão, e Eduardo Sasha, que deixou tudo igual ainda no primeiro tempo, mas coube a Bruno Melo garantir os três pontos para a equipe cearense.
O time mineiro ainda contou com a sorte, já que o árbitro de vídeo anulou um gol do Fortaleza no segundo tempo. O meia-atacante Yuri César havia balançado as redes de Everson em um chute de fora da área, mas em imposição de impedimento, de acordo com o VAR.
Com a derrota o Atlético-MG fica com 27 pontos, três a mais do que o Flamengo, o segundo colocado, e quatro de distância do São Paulo, o terceiro. Já o Fortaleza chega aos 20 pontos e ganha uma posição, chegando ao nono lugar.
GALO TEVE MAIS POSSE DE BOLA, MAS FORTALEZA COMPLICOU
Com estilo de jogo bem parecido, Jorge Sampaoli e Rogerio Ceni surpreenderam nas escalações inicias. O argentino apostou no lateral-direito Mariano, no zagueiro Bueno e no lateral-esquerdo Fábio Santos no time titular.
O lado direito do Galo não regulou bem, tanto que Mariano acabou sendo substituído por Guga no segundo tempo.
Mas, até o momento em que os dois times tinham 11 de cada lado, as equipes travaram um embate bem parelho na Arena Castelão. No entanto, mesmo com um elenco mais qualificado o Atlético-MG teve dificuldade com a marcação do Fortaleza.
O Galo pressionou bastante, por muitos momentos encurralou o Leão no campo defensivo, mas a marcação coletiva do time mandante impediu que os atleticanos chegassem ao quinto triunfo consecutivo no jogo. E o pior, acabou impondo uma derrota doída ao líder do Campeonato.
CENI VENCE MAIS UMA
Em duelos particulares entre Sampaoli e Rogério Ceni, o técnico brasileiro levou a melhor mais uma vez. É a terceira vez em três jogos, segunda pelo Fortaleza, que Ceni impõe derrota a Sampaoli.
Ainda quando técnico do Cruzeiro, em 2019, Rogério Ceni venceu o Santos, que naquela ocasião tinha Jorge Sampaoli como treinador.
Ceni já admitiu que é um “apaixonado” pelo trabalho de Saampaoli.
CRONOLOGIA DO JOGO
O Fortaleza abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo com David, que com um chute cruzado balançou a rede de Everson. Mas, cinco minutos depois o Atlético-MG já tinha empatado. Com um a mais em campo após a expulsão do volante Felipe, do Leão, o Galo chegou ao empate com Eduardo Sasha, aos 41 minutos. O atleticano, dentro da área, finalizou no cantinho do goleiro Felipe Alves.
No segundo tempo, Yuri César chegou a marcar o segundo gol do Fortaleza, aos 19 minutos, mas o lance foi anulado pelo árbitro de vídeo por impedimento. Apesar disso, o lateral-esquerdo Bruno Melo garantiu a vitória dos mandantes com um gol de cabeça, aos 39 minutos da etapa final.
FORTALEZA
Felipe Alves; Tinga, Roger Carvalho, Paulão e Carlinhos (Bruno Melo); Felipe, Juninho, Ronald, Gabriel Dias e Romarinho (Osvaldo) (Marlon); David (Yuri César). Técnico: Rogério Ceni.
ATLÉTICO-MG
Everson; Mariano (Guga), Bueno, Réver, Fábio Santos (Marquinhos); Jair, Allan, Guilherme Arana, Hyoran (Marrony); Eduardo Sasha e Keno. Técnico: Jorge Sampaoli.
Ficha
Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF).
Cartões amarelos: David e Gabriel Dias (Fortaleza); Mariano e Keno (Atlético-MG).
Cartão vermelho: Felipe (Fortaleza)
Gols: David, aos 36min, e Sasha, aos 41min do primeiro tempo. Bruno Melo, aos 39min do segundo tempo
Guilherme Piu/Folhapress