Crescemos escutando que devemos ter a personalidade forte, que deveríamos nos impor e que possamos nos manifestar de maneira firme para alcançar o que desejamos.
Não tão simples assim, ao que parece a personalidade não é algo estável, que alcançamos e que se mantém de maneira estática, imutável.
A personalidade é um processo gradual que se molda ao longo da vida, por um conjunto de características que definem nosso modo de pensar, se comportar, agir e sentir.
Podemos levar em consideração, as inúmeras “máscaras” que muitos carregamos, a depender do ambiente e do público, e aí, uma ou outra personalidade se manifesta.
De onde vem, essa vontade ou até maneira de agir sem que percebamos, porque por vezes não nos controlamos nessas manifestações?
São perguntas que as respostas, são variáveis e incontáveis caso tenham o interesse em pesquisar, fato é que fica bem perceptível aqueles que mantém muitas personalidades, mesmo com a idade onde ela já deveria ser mais precisa.
Quantas vezes, pessoas com “poder” quase não olham nos olhos, daquele que acredita ser “inferior” hierarquicamente, mas quando alguma câmera é ligada por perto, cumprimentam e até trocam sorrisos, para que outros percebam que ele ou ela é alguém com uma personalidade, “humilde”?
A personalidade é moldada por certas pessoas e por vezes, performática para o consumo social dos que estão olhando.
Sem falar dos fariseus, que sobem ao púlpito parlando sobre como todos devem se manifestar de maneira correta na vida, mas acobertam corrupção, pedofilia e outras tantas atrocidades.
Acontece que, para os que desejam, essa maneira hipócrita de se comportar, pode ser melhorada, fazendo com que a personalidade seja de fato algo real e não uma ilusão.
Nada disso, porém, consegue esconder o caráter da pessoa, esse já é forjado e encravado no que realmente poderemos ser, é aquela qualidade peculiar do indivíduo que se mostra no oculto.
O caráter, poderemos compreender ser o conjunto de valores e princípios morais que orientam nosso comportamento, bem como nossas atitudes e decisões, devendo prevalecer a coerência entre o que falamos, pensamos e o que realmente fazemos.
Representa a índole e a firmeza moral de uma pessoa, e é desenvolvido ao longo da vida através do interno de cada um, da família, educação, das experiências e do ambiente social, moldando a índole e a firmeza moral de cada um.
O caráter é aquele sentimento que no mantém firme, resiliente e na certeza de que devemos agir de maneira correta, sempre, mesmo que por vezes isso nos afaste do que a maioria acredita ser o melhor.
A sabedoria e o caráter por vezes nos afasta de certo círculo de pessoas, não por soberba ou por rejeitar determinado grupo, mas pelo fato de que a lucidez revela, realmente quem você é.
É o que nos define, quem realmente somos por dentro, guiando nossas ações, pensamentos e escolhas.
Por fim, fica a compreensão, resumida, que a personalidade é como nós manifestamos quando todos estão olhando e o caráter é aquilo que fazemos quando não estamos sendo observados.
Papo de Quinta por Alex Curvello
Advogado
@alexcurvello


