O país do tudo bem

Medo e admiração é uma combinação poderosa que para aquele que consegue determinar esses sentimentos em alguém e consequentemente acaba por dominar as pessoas

Nós brasileiros temos a estranha mania de dizer que “está tudo bem” mesmo que estejamos passando por algo que nos desagrade.

Se perdemos o emprego, “está tudo bem”, se alguém nos engana, “está tudo bem”, se fomos mal em uma prova, “está tudo bem”, se damos uma topada na vida, “está tudo bem” e assim vamos vivendo.

A concepção e o significado de tudo bem, muitas vezes passa distante do que efetivamente sentimos, após uma pergunta do que estamos sentindo.

Dizer e provar o sabor da verdade não é fácil e bem complicado de saboreá-la, por vezes algumas pessoas não precisam saber do estamos passando, entretanto utilizar do subterfúgio de dizer que está tudo bem sem está, não é a solução.

Em muitos casos vivenciamos situações de que pessoas no poder utilizam da magia, do encanto para distrair aqueles que os veneram, em algumas situações até tiram a liberdade e escravizam mas as pessoas continuam a exaltar quem os escravizou.

No mundo, pessoas provocam mortes, fome, destroços, guerras, desemprego, mentiras e corrupção, mas a maioria continua amando e dizendo que está tudo bem.

Há décadas vivemos eternas promessas não cumpridas e “está tudo bem”, tomaram nossa poupança e “está tudo bem”, mexeram na nossa aposentadoria e “está tudo bem”, inventaram reeleição e “está tudo bem”, privatizaram quase tudo e “está tudo bem”, passamos por apagão, mensalão, corrupção e “está tudo bem”, praticaram pedaladas e “está tudo bem”, presenciamos rachadinha e “está tudo bem”, enrijeceram as regras pro trabalhador e “está tudo bem”, aplaudiram milícias e “está tudo bem”, exaltaram torturadores e “está tudo bem”, o orçamento é secreto e “está tudo bem”, prometem picanha e entregam abóbora e “está tudo bem”, recebem esposa de traficante e “está tudo bem” e continuaremos a vivenciar um país de pessoas que vive dizendo “está tudo bem” por muito tempo.

Acredito que a política atual do mundo se resume a uma moeda não importa o lado dela, esquerda ou direita. O sistema escolhe o lado que ela vai cair, mas a moeda não deixa de ser uma só. A diferença são as pessoas defendendo e se digladiando pelo lado da moeda de prefere sem entender que alguém muito superior que escolhe o lado da moeda que vai prevalecer.

É difícil, foi muito complicado para mim resumir tudo o que sempre acreditei em algo tão simples, mas hoje meu coração entende com muita firmeza que é assim que o mundo vive.

Talvez eu seja um sonhador, mas prefiro acreditar que as virtudes da vida, justiça, força, fé e temperança devem guiar nossas ações e assim todo o acréscimo nos será dado por merecimento e enfim eu possa dizer com tranquilidade que “está tudo bem”.

Papo de Quinta por Alex Curvello
Advogado
Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Subseção da OAB Litoral Leste do Ceará
@alexcurvello

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.