Você acha fácil dizer a verdade?

Nosso Papo de Quinta de hoje quase não sai, muitos pensamentos e maneiras de tentar colocar em palavras algo aparentemente simples, que deveria ser a regra para todas as pessoas, mas que infelizmente hoje em dia tratamos como exceção; “dizer a verdade”.

Não “meias verdades”, “mentirinhas de leve”, “omissões”, “verdade relativa” e muitas outras desculpas que, principalmente os adultos dão para encobrir a mentira de fato.

Falo mais dos adultos, porque a criança, quando pura e que não foi influenciada pelo meio em que vive, sabe e diz apenas a verdade, entretanto quando convive com pessoas, quase sempre todos nós, que ensinam o caminho das mentiras ardilosas, consegue entender que se torna mais fácil tentar enganar do que dizer o fato.

Mas porque passamos a viver em uma sociedade que ao que parece acha tão difícil dizer a verdade? Até onde consigo compreender, isso se dá, porque muitas vezes não queremos nos comprometer, queremos deixar uma imagem de bonzinhos ou não temos a coragem e o destemor de dizer a verdade.

A verdade é uma palavra bem forte e em determinadas ocasiões, até nossa mente prega uma peça do real fato que está acontecendo, devendo aprofundar quando vier um pensamento para verificar se aquilo é real ou uma fantasia imposta pela mente para julgar as pessoas e assim tentar encontrar o que de verdadeiro está acontecendo.

Ao que parece, boa parte das pessoas preferem viver a ilusão de fantasiar o que está acontecendo, do que encarar a realidade, o filho que omite as notas ruins dos pais, o marido que não esclarece para a família o momento ruim financeiro que vem passando, a esposa que não conta o que sente de fato sobre determinados assuntos com o marido, o colega de trabalho que fala pelas costas, a falta de palavra em dizer que vai fazer ou ligar para aquela pessoa e não faz, não honrar com os pagamentos e assim por diante são todas situações em que prevalece a mentira, sendo escancarada ou velada, mas que bem distante da verdade.

Não faço esse texto, deixando claro que sou um propagador de apenas verdade, de forma bem infeliz, esclareço que levo uma vida em busca de tentar sempre dizer a verdade, mas que tenho falhas em relação a esse ponto e que procuro corrigir ao longo de minha vida.

O temor da mentira é uma emoção tenebrosa que por vezes nos impulsiona a tomar ações evasivas e pode até acontecer mesmo que de forma inconsciente, mas não há como escapar de suas consequências, por vezes pode interferir na capacidade de pensar racionalmente seja em relações pessoais, da sociedade ou até no trabalho.

Tentar fugir a realidade e preferir a mentira é algo desagradável que torna o ser humano vulnerável e por isso faz com que muitas pessoas se sentirem nervosas, agressivas e ansiosas quando são confrontadas pela busca da verdade.

Aquele que foge da verdade, o mentiroso de fato sempre age para tentar enganar as pessoas, controlar suas opiniões, o modo que elas pensam e agem e essa ideia de manter o controle sobre tudo faz com que a mentira pareça sempre necessária para a manutenção daquele determinado poder efêmero.

A verdade é um dom que o ser humano deveria buscar constantemente e que está em nosso interior, além do mais o próprio Jesus, O Cristo nos ensinou que a verdade nos tornará livres, mas infelizmente, ao que parece boa parte da humanidade prefere viver presa.

Papo de Quinta por Alex Curvello
Advogado – Presidente da Comissão de Direito Previdenciário OAB Litoral Leste Ceará
@alexcurvello

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.