A unidade emergencial montada para atender pacientes diagnosticados com covid-19 no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) voltou a receber pacientes infectados pelo novo coronavírus.
A estrutura vinha sendo utilizada para dar fluidez aos atendimentos fora do setor de covid-19. Porém, com o número de casos voltando a crescer na Capital e em todo o estado do Ceará, a unidade volta a receber pacientes com covid-19.
Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a unidade tem quatro pacientes diagnosticados com o vírus sendo atendidos, isso até a noite de ontem (28). No total, 39 leitos compõem a estrutura de campanha. Destes, 4 são Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Em nota, a Sesa informa ainda que as estruturas anexas aos hospitais geridos pelo Estado em nenhum momento foram desativadas. Ao todo, conforme assessoria de imprensa do órgão, foram montados sete hospitais de campanha: dois no Interior (um no Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim; e outro no Hospital Regional Norte, em Sobral); quatro em Fortaleza (Hospital César Cals, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital São José e Hospital de Messejana); e um na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no município de Caucaia.
Segundo a plataforma IntegraSUS, até o final da tarde de ontem o estado havia registrado 299.590 casos confirmados da doença. O número de recuperados e óbitos, segundo a atualização das 18h15, é 249.570 e 9.607, respectivamente. Ainda segundo o IntegraSUS com o histórico de internações de pacientes acometidos pela covid-19, 59,61% das UTIs estão ocupadas. Já em relação às enfermarias, a ocupação é de 35,28%.