De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram abertos no último mês de setembro 313.564 postos de trabalho com carteira assinada. Este foi o melhor resultado para o respectivo mês desde o início da série histórica do Caged, em 2010.
Tal indicador mede a diferença entre contratações e demissões. No acumulado do ano, entretanto, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto que a pandemia vem causando na economia. Segundo informações da Agência Brasil, de janeiro a setembro, foram fechadas 558.597 vagas, o terceiro pior resultado para o período desde o início da série histórica, em 2010.
Numa realidade mais local, Aracati, interior do Estado do Ceará, apresentou também saldo positivo em relação a contrações no último mês. Segundo dados apresentados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, setembro contou com 237 admissões, 137 desligamentos, resultando num saldo de 100 empregos com carteira assinada.
“Aracati segue com saldo positivo de empregos. Os setores que mais criaram vagas foram o da Construção Civil e o setor de Serviços. Isso mostra o aquecimento da economia e a perspectiva é ainda melhor com a chegada do final do ano”, destaca Fernando Costa, Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade.
É válido ressaltar ainda que segundo a pesquisa da Caged, o Nordeste é a segunda região que mais criou novos postos de trabalhos (85.336), ficando atrás apenas do Sudeste (128.094).