sexta-feira, agosto 14, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Da tradição à potência econômica: pescado cearense lidera exportações e impulsiona infraestrutura logística

Com investimentos e expansão da cadeia produtiva, o estado fortalece sua posição como referência nacional no setor e amplia a presença no mercado internacional

6 de junho de 2026
A A
Da tradição à potência econômica: pescado cearense lidera exportações e impulsiona infraestrutura logística

Fotos: Thiago Gaspar (Casa Civil) e Ascom SDE

496
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

Das praias que amanhecem com redes lançadas ao mar aos modernos centros de beneficiamento e exportação, o Ceará transformou sua tradição pesqueira em potência econômica. A vocação construída entre o oceano, a experiência dos pescadores e a força da cadeia produtiva colocou o estado na liderança nacional das exportações de pescados. Somente nos quatro primeiros meses do ano, o Ceará exportou US$ 28,73 milhões em lagosta, camarão e peixes.

O desempenho do setor tem atraído investimentos e ampliado a presença dos pescados cearenses em mercados internacionais. Em Fortaleza, peixes vermelhos, atum e lagosta compõem a produção da Compex Pescados, empresa que exporta cerca de 3,5 mil toneladas por ano para países da Ásia, Oceania e América do Norte, atendendo às exigências específicas de cada mercado.

A equipe de reportagem visitou a indústria, que opera sob normas internacionais de segurança e em ambiente refrigerado a 18°C, e conversou com o empresário Paulo Gonçalves. Para ele, o protagonismo do Ceará no setor é resultado do trabalho conjunto de toda a cadeia produtiva. “O desempenho do estado deve-se ao compromisso e profissionalismo dos pescadores e de todos que participam desse processo”, afirma.

Com tradição, tecnologia e processos inovadores, a empresa aposta na localização estratégica do Ceará como diferencial competitivo. A posição geográfica favorece a logística de exportação para 16 países e reforça a estrutura do estado para o escoamento de cargas.

Segundo Paulo Gonçalves, a infraestrutura logística é um dos fatores que sustentam o crescimento do segmento. “As facilidades logísticas do Ceará contribuem muito para esse protagonismo, pois estamos muito bem servidos, com dois portos de cargas gerais e um aeroporto internacional. Isso facilita o escoamento das cargas de pescados, tanto congeladas quanto frescas”, destaca.

Reconhecida entre as principais exportadoras de frutos do mar do país, a empresa conta com um parque fabril de 10 mil m². No local, os pescados passam por rigorosos processos de industrialização, desde a seleção da matéria-prima até o controle das etapas de produção e armazenamento.

O fortalecimento da cadeia produtiva também foi refletido nos números registrados no primeiro quadrimestre do ano, período em que o Ceará liderou as exportações nacionais do setor. Para Paulo Gonçalves, o resultado foi impulsionado pelo crescimento das vendas de produtos tradicionais – como lagosta, atum, garoupa e peixes vermelhos -, além da abertura de novos mercados e do apoio do Governo do Estado durante o tarifaço imposto pelos Estados Unidos.

“O setor produtivo teve apoio para manter a cadeia funcionando”, relembra. As medidas adotadas buscaram garantir a manutenção das atividades econômicas e preservar empregos. Por meio de decreto assinado pelo governador Elmano de Freitas, foram assegurados benefícios como redução de encargos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), subvenção econômica para ampliar a competitividade, créditos de exportação e aquisição de produtos para atender demandas internas do estado. “Essas medidas são resultado do diálogo”, afirmou o governador durante a assinatura do decreto, em cerimônia acompanhada por representantes do setor produtivo, entre eles dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). A estimativa é de que cerca de 100 mil empregos tenham sido preservados.

Com o suporte institucional e o crescimento das exportações, o setor projeta expansão nos próximos anos. Segundo o secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Sílvio Carlos, o estado ainda possui potencial para ampliar sua presença no mercado internacional. “O Ceará tem tradição na economia do mar e os números demonstram que ainda há muito espaço para crescer”, afirma.

Entre as expectativas do setor está a abertura do mercado europeu, pauta que também mobiliza empresários da área. “Mesmo sem exportar para a Europa, somos o principal exportador do Brasil. Com as ações realizadas e o apoio do governador Elmano de Freitas nas interlocuções com os ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Agricultura e da Pecuária (Mapa), acreditamos nesse novo momento. O Ceará acredita bastante no setor, que só tende a crescer”, ressalta Silvio Carlos.

“Tudo parte daqui”

A força da exportação de pescados no Ceará também passa pelas histórias de quem atua diariamente na cadeia produtiva. Com 573 quilômetros de litoral, o estado abriga cerca de 20 municípios que vivem da relação com o mar. Entre eles está Acaraú, no Litoral Oeste, cidade onde nasceu Geralda Sousa.

Hoje coordenadora do setor de recebimento de matéria-prima da Compex Pescados, em Fortaleza, ela acumula 24 anos de experiência no segmento. A trajetória começou em 2002 e ganhou um novo capítulo em 2017, quando passou a integrar a equipe da empresa, ainda concentrada em Acaraú.

Cinco anos depois, com a expansão das operações e a instalação do frigorífico no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, Geralda foi convidada para atuar na nova unidade na capital. O reconhecimento veio da experiência adquirida ao longo dos anos. “Ela sabe como fazer e como funciona tudo aqui”, comentavam os colegas de trabalho.

É no setor coordenado por Geralda que a matéria-prima chega ao chão de fábrica e inicia o processo de industrialização. “Me sinto lisonjeada, eu e toda minha equipe, porque tudo parte daqui. Se a gente fizer um bom recebimento, tudo vai sair bem até chegar ao consumidor no exterior”, afirma.

A mudança para Fortaleza também levou a irmã, Edna Sousa, responsável pela produção de crustáceos na empresa. Para as duas, o setor pesqueiro representa oportunidade e transformação de vida. “É o nosso sustento e o de muitas pessoas. Nós mudamos de Acaraú para cá graças a essa oportunidade”, resume Geralda, com a concordância da irmã.

Geladeira logística

O avanço das exportações de pescados também impulsionou investimentos em infraestrutura logística no Ceará. Um dos principais exemplos é o terminal de cargas frias da Fracht Log, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Utilizado por exportadores e importadores para o armazenamento de mercadorias antes do embarque internacional, o equipamento surgiu para suprir uma demanda histórica do estado: a ausência de uma estrutura de grande porte voltada ao armazenamento refrigerado próximo ao Porto. Com investimento de R$ 120 milhões, o terminal do grupo suíço funciona como uma espécie de “geladeira logística” para produtos congelados, garantindo maior eficiência no fluxo de exportações de itens como camarão, lagosta, sardinha e outros pescados.

Localizado a apenas oito quilômetros do Porto do Pecém, o terminal permite que as cargas sejam armazenadas em temperaturas de até -25°C e encaminhadas ao embarque com mais agilidade e segurança. Segundo Thiago Abreu, diretor da empresa no Ceará, o projeto nasceu da necessidade de ampliar a capacidade logística do estado para produtos refrigerados e congelados.

Atualmente, a unidade opera com cerca de 80% da capacidade ocupada nos módulos refrigerados. Entre os principais produtos armazenados estão sardinha, atum, lagosta, camarão, pescados vermelhos, açaí congelado, frutas vermelhas processadas e batata frita congelada. O terminal também oferece soluções para cargas que exigem temperaturas positivas, como alho, por meio de contêineres refrigerados instalados em pátio externo.

Para Thiago Abreu, a estrutura fortalece o Ceará como hub logístico de distribuição e exportação no Nordeste. Ele destaca que produtos que antes eram importados por outros estados, devido à falta de estrutura adequada no Ceará, passaram a utilizar o Porto do Pecém.

O terminal também solucionou um gargalo histórico enfrentado por importadores de pescado no estado. Antes da implantação da estrutura, empresas precisavam manter contêineres refrigerados parados no porto por longos períodos, o que eleva os custos com armazenagem e energia.

Com a nova operação, os produtos passaram a contar com uma estrutura dedicada para estocagem, garantindo maior fluidez ao processamento industrial e à distribuição para os mercados nacional e internacional.

Estratégia para crescer

O avanço da cadeia produtiva dos pescados no Ceará acompanha uma política estadual voltada à atração de investimentos e ao fortalecimento da logística. Segundo o secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Sílvio Carlos, a estrutura do Complexo do Pecém tem sido decisiva para estimular a instalação de empresas ligadas à exportação e ao processamento de produtos de alto valor agregado. “O Porto do Pecém tem atraído empresas que ajudam a viabilizar exportações de frutas, pescados e outros produtos estratégicos para a economia cearense”, afirma.

De acordo com o secretário, o crescimento de empresas como a Compex Pescados está diretamente ligado ao potencial do Ceará na economia do mar e à necessidade de agregar valor à produção local. Ele destaca que o estado reúne condições favoráveis para impulsionar segmentos como pesca, carcinicultura e fruticultura, além de investir na promoção internacional do Ceará para atrair novos negócios. “O estado tem trabalhado para apresentar suas potencialidades ao mercado internacional, mostrando a localização estratégica no Atlântico e o ambiente favorável para investimentos”, ressalta.

Por fim, Sílvio Carlos também aponta que a política de desenvolvimento econômico tem ampliado oportunidades em diferentes cadeias do agronegócio cearense. Entre os setores em expansão estão a bovinocultura de corte, avicultura, ovinocaprinocultura, produção de frutas, flores e a carcinicultura – segmento em que o Ceará responde por mais de 50% da produção nacional de camarão. “A economia do mar cresce continuamente no estado, principalmente com a exportação de lagosta, atum e peixes vermelhos. Isso fortalece toda a cadeia produtiva e demonstra o potencial do Ceará para seguir crescendo acima da média nacional”, conclui.

 
 
 
Fonte: Ascom Casa Civil
SendShare198
Anterior

Dia Mundial do Meio Ambiente: Forças de Segurança já resgataram quase seis mil animais no Ceará em 2026

Próximo

Última noite do São João 2026 movimentou o sábado em Aracati

RelacionadoPostagens

Rotas da Inovação destaca Libras e Turismo de Inclusão na região
Cidades

Rotas da Inovação destaca Libras e Turismo de Inclusão na região

14 de agosto de 2026
0

Nesta quinta-feira (13), foi ao ar mais uma edição do Rotas da Inovação, novo quadro da Sinal, realizado em parceria...

Veja maisDetails
Regulamentação da IA no Brasil deve resgatar princípios de proposta apresentada em 2020

Regulamentação da IA no Brasil deve resgatar princípios de proposta apresentada em 2020

14 de agosto de 2026
Richard Rasmussen participa de jornada de Veterinária Multiversa em Aracati

Richard Rasmussen participa de jornada de Veterinária Multiversa em Aracati

14 de agosto de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
CadÚnico, Bolsa Família e BPC: novas regras adiam visitas domiciliares para famílias unipessoais

CadÚnico, Bolsa Família e BPC: novas regras adiam visitas domiciliares para famílias unipessoais

27 de julho de 2026
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Rotas da Inovação destaca Libras e Turismo de Inclusão na região

Rotas da Inovação destaca Libras e Turismo de Inclusão na região

14 de agosto de 2026
Turismo no Ceará registra crescimento de 5,6% na receita no primeiro semestre de 2026, aponta IBGE

Turismo no Ceará registra crescimento de 5,6% na receita no primeiro semestre de 2026, aponta IBGE

14 de agosto de 2026
Regulamentação da IA no Brasil deve resgatar princípios de proposta apresentada em 2020

Regulamentação da IA no Brasil deve resgatar princípios de proposta apresentada em 2020

14 de agosto de 2026
Aracati promove oficina sobre compras públicas e novas oportunidades de mercado para MEIs e agricultores familiares

Aracati promove oficina sobre compras públicas e novas oportunidades de mercado para MEIs e agricultores familiares

14 de agosto de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020