Em estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o 13º salário para comprar presentes de Natal e 21% gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo. Enquanto 30% pretendem economizar e 21% pagar contas básicas da casa.
Ainda que com um cenário de inseguranças diante de uma pandemia, a tendência é que o 13° salário movimente a economia neste fim de ano, época em que os setores de comércio e serviço sempre esperam que parte dos recursos do benefício se revertam em compras, assim como destaca José César da Costa, presidente da CNDL.
“Tradicionalmente o brasileiro utiliza parte do seu 13º para as compras dos presentes de Natal e para as comemorações das festas de final de ano. Mesmo em um momento atípico, como da pandemia, que acarretou desemprego e insegurança, boa parte dos brasileiros deverão priorizar as compras em dezembro, o que trará uma importante movimentação para a economia do país”, afirma o presidente.
Para Fernando Costa, secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracati, “estamos chegando no momento mais esperado pelo setor de comércio e serviços. Apesar das incertezas ocasionadas pela pandemia a nossa economia, de um modo geral, está aquecida. Em Aracati, não é diferente. Teremos o comércio e as empresas de serviços com maior demanda devido ao décimo terceiro. Será mais dinheiro circulando na nossa economia, o que vai gerar maior consumo”.
Com dados do CNDL