Na última quarta-feira (06), apoiadores do ex-presidente norte-americano Donald Trump invadiram o Congresso dos Estados Unidos, em uma ação que obrigou a Câmara e o Senado a trancarem suas portas e a paralisarem a sessão que deveria confirmar a vitória de Joe Biden.
Em seu Twitter, após a repercussão da notícia, o Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT), publicou: “Os #EUA possuem uma das democracias mais sólidas e antigas de nosso mundo. Democracia representa muito mais do que simples sistema de escolha de governante, mas tudo que envolve as garantias legais que regem nossas vidas! O que está ocorrendo agora Washington é perturbador.”
O parlamentar ainda pois em questão: “O que é o estado democrático de direito sem uma democracia sólida? Qual o “dia seguinte” de um povo que desrespeita a própria constituição? – Autoritarismo e ditadura, penso eu! Hoje você quer que sua vontade prevaleça, amanhã o ditador de plantão usurpa sua liberdade!”
O Congresso certificou apenas nesta quinta-feira (07), a vitória de Biden para a Presidência. Segundo informações, o protesto interrompeu os trabalhos dos congressistas durante várias horas, e o confronto entre manifestantes e policiais deixou pelo menos quatro pessoas mortas e mais de 50 detidas.