Os 22 deputados federais e três senadores cearenses chegaram a um acordo na noite desta quarta-feira (6), e enviaram para a Comissão de Orçamento do Congresso Nacional a ata com todas as assinaturas, valores e a destinação das emendas para o Ceará.
Será destinado mais de R$180 milhões para a saúde do Estado, dos quais R$ 130 milhões são para o tratamento de oncologia, projeto do Governador Elmano de Freitas (PT), que propõe levar o tratamento para mais próximo das pessoas, assim como diminuir o tempo de espera para início do tratamento.
Todos os parlamentares, sem exceção, contribuíram com algum valor para chegar a este montante global.
“Essa é uma conquista do diálogo, da política e principalmente da bancada federal que sai deste processo mais unida e fortalecida”, destaca o coordenador da bancada, deputado Eduardo Bismarck (PDT).
Também estão sendo atendidas pela bancada todas as instituições de ensino superior do estado, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade do Estado do Ceará (UECE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade do Cariri. Órgãos como: Embrapa, Polícia Rodoviária Federal, Corpo Militar de Bombeiros, Codevasf e Dnocs também receberão recursos.
.