No Dia Nacional do Turismo, o deputado federal Eduardo Bismarck destacou os avanços conquistados pelo setor turístico do Ceará durante o período em que esteve à frente da Secretaria do Turismo do Estado, na gestão do governador Elmano de Freitas.
Segundo os dados apresentados, o Ceará recebeu cerca de 3,5 milhões de turistas em 2025, movimentando aproximadamente R$ 13,8 bilhões na economia. O impacto foi sentido diretamente em hotéis, restaurantes, barracas de praia, comércio e diversos segmentos ligados ao turismo.
Durante a gestão, o estado também avançou na conectividade aérea, ampliando voos nacionais e internacionais para destinos como Lisboa, Montevidéu, Madrid e Cayenne.
Os aeroportos regionais de Jericoacoara, Juazeiro do Norte e Aracati também registraram crescimento. Em Aracati, a expectativa é pela implantação de um novo voo ligando o município a Confins, em Belo Horizonte.
Na infraestrutura, equipamentos turísticos importantes passaram por reformas, recuperação e modernização, como o Centro de Eventos do Ceará, o Centro de Turismo do Ceará, o Bondinho de Ubajara e o Centro de Convenções do Cariri.
Outra medida destacada foi a concessão dos aeroportos de Jericoacoara e Aracati para a iniciativa privada, buscando ampliar investimentos e melhorar a operação dos terminais.
O Ceará também alcançou número recorde de 112 municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro, fortalecendo a interiorização do turismo e ampliando o desenvolvimento econômico em diferentes regiões do estado.














