Nesta sexta-feira (25), comemora-se o Dia da Conscientização do Trânsito. Data esta que faz alusão a promover um olhar mais humanista sobre como as pessoas estão se comportando em estradas e ruas, a partir do deslocamento desde pedestres e ciclistas a motocicletas, automóveis, caminhões e ônibus.
Para ilustrar esta data tão representativa, a redação do Sinal News resolveu conversar com o Secretário de Segurança do Município de Aracati, Werisleik Pontes Matias, sobre como anda esse comportamento das pessoas no trânsito e como a pavimentação das ruas interfere nesse cotidiano.
O secretário acredita que a educação no trânsito é algo imprescindível e que deveria ser disciplina do currículo escolar. Segundo ele, é comprovado que anualmente o trânsito mata mais que qualquer guerra e traz as mais variadas consequências. “Nós temos hoje um número assustador de acidentes envolvendo motos”, destaca o secretário sobre como motocicletas são os principais veículos causadores de acidentes atualmente, até por ser um transporte tido como acessível.
“No caso específico de Aracati, nós temos hoje as vias, a maioria delas sendo asfaltadas ou que permitem um conforto para os donos de veículos, ocorrendo assim uma facilitação de direito de escolha a ir por qualquer rua que está asfaltada, que antes não era assim. Hoje nós estamos tendo essa oportunidade real de podermos dispor de vias confortáveis”, elencou Matias.
Mesmo diante de uma pavimentação que facilite a vida das pessoas, o Secretário de Segurança ainda ressaltou que as melhorias nas vias, infelizmente, também podem implicar em negligência por parte dos condutores que acabam manobrando em velocidade acima do permitido. “Isso além da questão educacional, tem a questão coercitiva, que nós iremos fazer também com a maior presença da Guarda Municipal no tocante à fiscalização do trânsito”, finalizou ele.