O último dia 14 de janeiro foi de comemoração e felicidade para alunos egressos de letras e pedagogia da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Quase três anos após a realização da prova, a espera acabou, a Prefeitura Municipal de Aracati convocou os candidatos aprovados, classificados e não classificados dentro das vagas (cadastro de reserva), no Concurso Público Municipal regido pelo Edital 07.04/2018.
“Quando surgiu o concurso da Prefeitura de Aracati no ano de 2018, logo fiz a inscrição e pontuei a lista de conteúdos para estudar. ‘Mãos à obra!’ Eu havia concluído a faculdade recentemente e já trabalhava há 1 ano dando aula de Língua Portuguesa e Redação no Beni Carvalho, além de outras experiências que tive na Escola Profissional, em duas escolas de Ensino Fundamental II e uma empresa de cursinho preparatório para concurso e supletivo… Nunca dei aula apenas para alunos do Ensino Médio, passei por muitos espaços que me prepararam para lograr êxito na minha carreira profissional. Nunca perdi uma oportunidade sequer, seja de estágio, trabalho voluntário, aplicação de provas como SPAECE e ENEM, projetos federais e estaduais, contratos temporários e tudo isso me fortaleceu e enriqueceu a minha bagagem para que, além de todo o esforço com os assuntos cobrados na prova, eu fosse convocado”, relembra Eduardo Brito, Graduado em Letras e Especialista em Língua Portuguesa: leitura e produção textual pela FVJ, de como as oportunidades abraçadas, experiências adquiridas e todo o esforço foram essenciais para sua aprovação.
Para Sueida Soares, professora de Língua Portuguesa graduada em Pedagogia pela FVJ, “obter aprovação em concurso público tem que haver muita dedicação, disciplina e, sobretudo, entusiasmo. Minha mola propulsora para este resultado foi a tão sonhada estabilidade no serviço público.”
Além disso, ela ressalta a importância da instituição e de professores para sua aprovação e êxito no concurso, “a Faculdade do Vale do Jaguaribe ( FVJ) tem uma significativa contribuição, pois, nessa casa do saber obtive os ensinamentos dos melhores professores, como, por exemplo, Marília Costa, Renildo Franco e Eudaizya, meus grandes mentores. Eles me incentivaram a transcender meus sonhos e objetivos. Ademais, é muito importante ser um profissional competente, porém, para tal resultado é viável uma bagagem muito ampla de conhecimentos, certamente, obtive com proficiência na FVJ. Então, finalizo minhas verbalizações citando o exímio poeta de Portugal, Fernando Pessoa, quando diz que ‘tudo vale a pena quando a alma não é pequena’. Avante!”.
Eduardo, que é professor efetivo da Prefeitura de Aracati e professor na Escola Estadual de Ensino Médio Beni Carvalho, reforça ainda que “muitos podem pensar que foi muito simples ser aprovado no Concurso Público para professor da cidade de Aracati, mas só quem passa por essa experiência sabe o quanto é difícil e o quanto o processo requer renúncias, e foco no objetivo principal: a aprovação. E comigo não foi diferente. Esse era um objetivo desde quando eu fazia a graduação em Letras na FVJ. Despertei para a docência e enveredei nas ‘escolas da vida’ e fui me apaixonando a cada dia pela profissão de professor e por todo o impacto social que há por trás da minha função como educador.”
O professor ainda revela que apesar da espera nunca perdeu as esperanças, e sempre manteve a motivação : “Recebi a informação da aprovação em 2019 no dia da homologação e fiquei triste e feliz ao mesmo tempo. Feliz por estar no cadastro reserva e triste por não ter sido convocado na primeira turma, mas agora a famigerada convocação aconteceu e trouxe aquela sensação de alívio inexplicável e vontade de externar para quem ler esse texto que desistir é uma opção que deve estar fora de cogitação. Se você quer algo e está disposto a enfrentar tudo para conseguir, você conseguirá”.
Assim como Eduardo e Sueida, a professora Katial Maciel, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FVJ, também expressou sua satisfação com a aprovação e convocação no concurso: “Ser aprovado em um concurso é uma sensação de realização e recompensa. Nesse momento sei que todo o esforço e dedicação aos estudos valeram a pena. Minha gratidão à Faculdade do Vale do Jaguaribe por ter sido a base da minha formação e por me fazer acreditar que sonhos são possíveis.”