sábado, maio 2, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Equipes do IFCE de Aracati têm trabalhos aprovados em simpósios nacionais

Estudos envolvem novas tecnologias voltadas para atividades de segurança, da carcinicultura e do ensino de computação

10 de abril de 2024
A A
Equipes do IFCE de Aracati têm trabalhos aprovados em simpósios nacionais

Fotos: Vitor Honório/IFCE Aracati

491
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

Artigos científicos de alunos e professores do IFCE campus de Aracati foram aprovados para publicação no XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (BSI 2024) e no Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2024). Para o primeiro, foram aprovados 2 artigos: “Nauplius: Um Aplicativo de Inteligência Artificial para Contagem Automática de Camarões em Fase Larval e “DIMPE: Uma Proposta de um Drone Inteligente para Auxiliar no Monitoramento de Perímetro em Áreas de Segurança”. Já para o EduComp foi selecionado artigo “Um Estudo sobre a Usabilidade de Produtos Acadêmicos de Software e suas Implicações para o Ensino de Computação”. Os trabalhos foram elaborados por estudantes e professores do Bacharelado em Ciência da Computação.

Resumos dos artigos

Nauplius: Um Aplicativo de Inteligência Artificial para Contagem Automática de Camarões em Fase Larval

Equipe Nauplus

Na indústria de produção de camarão, a avaliação da quantidade de animais saudáveis em uma cultura é uma atividade chave. Atualmente, o processo consiste na contagem manual de larvas em uma placa de Petri. Tal método é considerado lento, oneroso e propenso a erros. Diante disso, a solução proposta neste trabalho consiste em um aplicativo de inteligência artificial para a contagem automatizada de camarões em fase larval: os náuplios. O mesmo é capaz de realizar a contagem em uma amostra simples e, com isso, estimar a quantidade total em um tanque. Espera-se, com essa abordagem, permitir aos produtores economizar tempo, monitorar a contagem e obter resultados precisos para a produção de animais saudáveis. Autores: Estudantes do BCC: José Cláudio P. da Silva , Eduardo dos S. Arruda e Lucas de O. Ribeiro; Professores do BCC: Felipe B. Nunes e Andressa B. Ferreira

DIMPE: Uma Proposta de um Drone Inteligente para Auxiliar no Monitoramento de Perímetro em Áreas de Segurança

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de um drone inteligente para auxiliar na vigilância e monitoramento de perímetro residencial ou em áreas de segurança. A partir de uma câmera acoplada ao Drone, tal sistema deverá ser capaz de identificar pessoas ou objetos, por meio de inteligência artificial (IA), que não deveriam estar em determinado perímetro e então, acionar sistemas de alarme e seguranças do local. Espera-se, com esta proposta, contribuir na área da segurança, reduzindo riscos para profissionais de segurança e estimulando a inovação. Autores: Estudantes do BCC:  Gabriel S. Pimentel, Cristina A. de Medeiros e Thiago A. Lima Professora do BCC: Andressa B. Ferreira.

Um Estudo sobre a Usabilidade de Produtos Acadêmicos de Software e suas Implicações para o Ensino de Computação

Este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade de produtos acadêmicos de software e investigar se o que está sendo produzido pelos estudantes está alinhado com as demandas profissionais que os mesmos encontrarão ao adentrar na indústria. Para isso, pretende-se analisar a Rede Federal de Ensino, com foco específico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Dentro deste escopo, serão avaliados todos os produtos de software desenvolvidos por estudantes do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e apresentados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), defendidos dentro da instituição. A avaliação utilizará como base o conjunto heurístico proposto por Nielsen e será aplicada em um conjunto inicial de 244 TCCs, distribuídos em quatro diferentes campi da instituição. Como metodologia de pesquisa, será utilizado o Goal/Question/Metric (GQM). Autores: Cristina A. de Medeiros (Aluna do BCC); Andressa B. Ferreira (professora do BCC)

Sobre os eventos 

SBSI – O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento sem fins lucrativos, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) através da sua Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI). A 20ª edição do Simpósio será realizada de 20 a 23 de maio de 2024 em Juiz de Fora – MG. A organização do evento está sob a responsabilidade do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição comemorativa, o evento trará como temática principal: “Perspectivas e Tendências dos Sistemas de Informação na Agricultura Digital”, voltando o olhar para o agronegócio brasileiro.

EduComp – O Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é um evento anual congregando pesquisadores e educadores da área de Educação em Computação com o objetivo de compartilhar novas ideias e resultados sobre a concepção, desenvolvimento e avaliação de cursos, currículos, disciplinas, projetos, atividades, ferramentas e materiais relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. A quarta edição do EduComp ocorrerá entre os dias 22 e 27 de abril de 2024 de forma totalmente remota com o tema “Os desafios da Educação em Computação no contexto da popularização da Inteligência Artificial”.

 
 
 
Fonte: IFCE/Aracati
Etiquetas: aracaticearáifce
SendShare196
Anterior

Com incentivo do governo municipal, estreou nessa terça-feira (9) o 1° Campeonato Aracatiense de Futebol Society Feminino

Próximo

Sebrae Ceará lança competição para premiar projetos inovadores de estudantes

RelacionadoPostagens

Tráfego da CE-025 é retomado parcialmente para feriadão
Cidades

Tráfego da CE-025 é retomado parcialmente para feriadão

1 de maio de 2026
0

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) informa que os desvios provisórios instalados na rodovia CE-025, no Porto das Dunas, estão...

Veja maisDetails
Prefeitura do Aracati entrega novos uniformes para a Guarda Municipal, o Resgate e o Demutran

Prefeitura do Aracati entrega novos uniformes para a Guarda Municipal, o Resgate e o Demutran

1 de maio de 2026
Casa do Empreendedor de Icapuí conquista prêmio estadual e reforça protagonismo no apoio aos pequenos negócios

Casa do Empreendedor de Icapuí conquista prêmio estadual e reforça protagonismo no apoio aos pequenos negócios

30 de abril de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

19 de abril de 2026
São João 2026: Piseiro e Forró dominam projeção de shows, arraiás e “Seis Cordas”

São João 2026: Piseiro e Forró dominam projeção de shows, arraiás e “Seis Cordas”

2 de maio de 2026
Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos

Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos

2 de maio de 2026
Final da 1° Copa NA Bets de Futsal acontece nesta sexta-feira em Aracati

Final da 1° Copa NA Bets de Futsal acontece hoje em Aracati

1 de maio de 2026
Saiba o que fazer no Feriadão em Aracati e região

Saiba o que fazer no Feriadão em Aracati e região

1 de maio de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020