Em decreto publicado na última terça-feira (27), o Presidente Jair Bolsonaro fala em estudos para avaliar a possibilidade de conceder as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) à iniciativa privada, ou seja, abrindo margem para discussão sobre a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Vários famosos usaram suas redes sociais para se manifestar contra o decreto.
Personalidades como Anitta, Emicida, Daniela Mercury, Babu Santana, Bruno Gagliasso, Taís Araújo, além de humoristas como Marcelo Adnet e Gregorio Duvivier e influenciadores como Felipe Neto, usaram o espaço da internet para exprimir um posicionamento de defesa ao SUS e crítica à privatização deste.
No Twitter, Emicida publicou uma imagem com os dizeres: “O SUS salva vidas. Ele não”. A funkeira Tati Quebra Barraco, por sua vez, disse: “Não seja um idiota, defenda o SUS”.
A atriz Taís Araújo escreveu: “Privatizar o SUS é deixar a população pobre entregue à própria sorte. Não faz sentido!!” Para a cantora Daniela Mercury, “sem o SUS o país será ainda mais injusto do que já é com os mais pobres e com a classe média. A nossa vida não é mercadoria. Precisamos lutar contra a privatização do SUS”, defende a baiana.
O humorista Gregorio Duvivier foi enfático em seu Twitter: “Ironia do destino é o arrombado que levou uma facada e teve a vida salva pelo SUS querer privatizar o sistema e deixar o povo que não tem condições de se tratar em clínicas particulares entregue à própria sorte.” Para o influenciador Felipe Neto: “Quem defende privatização do SUS é GENOCIDA”.
Bruno Gagliasso e Leandra Leal levantaram a hashtag #DefendaOSUS. Anitta e Marcelo Adnet também publicaram: “Defenda o SUS”.