O Flamengo se recuperou da goleada de 5×0 sofrida para o Independiente Del Valle na última quinta-feira (17), e venceu por 2×1 o Barcelona, em Guayaquil, num jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da libertadores da América. O confronto ficou ameaçado de ocorrer, pois o governo local chegou a interditar o estádio Monumental e não se sabia se a partida seria realizada até 3 horas antes de a bola rolar, porém a Conmebol conseguiu dialogar com as autoridades e a partida foi realizada.
O Flamengo tinha 11 desfalques no jogo, 7 por COVID-19. O clube precisou mandar jogadores da base em voo fretado para completar o elenco e, por exemplo, não teve lateral-direito na partida, apenas João Lucas no banco ainda sem condição ideal após lesão.
No jogo, a equipe deslanchou logo no início. Pedro e arrascaeta marcaram os gols do time no primeiro tempo, que foi amplamente dominado pelo rubro-negro. Já no segundo tempo, os papéis se inverteram. Foi o Barcelona que ditou o ritmo, diminuiu logo as 4 minutos, e pressionou bastante o desgastado Flamengo, que conseguiu levar o placar até o final e trazer a vitória para o Brasil.
Já o São Paulo decepcionou sua torcida. Jogando na altitude de Quito, o tricolor paulista levou um baile da LDU e tem chances remotas de classificação no grupo D da libertadores.
O time foi para jogar a sobrevivência na competição, contudo não teve vida fácil. Logo no 1º tempo, o time de Fernando Diniz sofreu 3 gols e a missão de buscar o resultado se tornou inviável. O time ainda conseguiu reagir e diminuir o placar, porém as inconsistências defensivas fizeram o time não conseguir buscar a pressão, pois logo tomou o quarto gol, diminuiu novamente e deu números finais ao confronto, 4×2.
O tricolor paulista agora precisa vencer o River Plate, atual vice-campeão da competição, fora de casa, para continuar vivo. Derrota tira as chances matemáticas de classificação. Na próxima rodada, o Flamengo encara o Independiente Del Valle na próxima quarta-feira (30), no Maracanã, às 21:30. O São Paulo pega o River Plate, também na quarta-feira (30), às 21h30, em Avellaneda. Antes, no fim de semana, os clubes têm a rodada do Brasileirão.