A imagem do canal visível do satélite atualizada às 07h10 deste domingo (15), mostra o céu com poucas nuvens no estado do Ceará. Sobre os estados de Sergipe e Alagoas, há nuvens que estão associadas a presença de um Sistema Frontal Estacionário no oceano Atlântico. Ao norte do estado do Ceará, há nuvens convectivas associadas a presença de um cavado.
De modo geral, a previsão para no estado continua indicando condição de estabilidade atmosférica para os próximos dias. No entanto, a previsão indica aumento de nebulosidade neste domingo, no centro-sul em virtude de um Sistema Frontal Estacionário sobre o oceano na altura dos estados de Sergipe e Alagoas e na faixa litorânea devido áreas de instabilidade sobre o oceano adjacente. Por conta disso, há possibilidade de chuvas isoladas que tendem a ocorrer e se concentrar principalmente durante o final da tarde e noite de hoje e madrugada de amanhã (16), na região do Cariri e do sul do Sertão Central e Inhamuns.
Enquanto que para o Litoral Norte, Litoral do Pecém e Ibiapaba, há possibilidade de chuva isolada já nas tardes de hoje e amanhã. Nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Ibiapaba, há possibilidade de chuvas isoladas, passageiras e com intensidade fraca nas próximas madrugadas e início das manhãs.
Com o aumento da nebulosidade no dia de hoje e se estendendo até amanhã no centro-sul do estado, não devemos ter extremos de temperaturas máximas. No entanto, continuamos com temperaturas elevas em grande parte do estado, mas principalmente em regiões da macrorregião da Jaguaribana, que deve registrar valores de temperatura máxima em torno de 34°C.
Para terça-feira (17), a nebulosidade deve diminuir novamente no estado e as temperaturas devem ficar altas novamente, entre 34°C e 36°C, com previsão de extremos de temperatura em alguns municípios localizados nas macrorregiões da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, no período da tarde, com temperatura máxima podendo chegar a 37°C, especialmente na macrorregião da Jaguaribana.
As poucas chuvas previstas para os próximos dias estão associadas ao avanço de áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico ao norte do estado, do leste do Nordeste do Brasil (NEB), devido à influência de um Sistema Frontal (frente estacionária) localizado sobre o oceano Atlântico na altura dos estados de Sergipe e Alagoas, e também à fatores locais, como brisa, relevo e a interação entre temperatura e umidade.
Em relação a velocidade do vento, há previsão de ventos com velocidade média entre 27 km/h e 36 km/h com rajadas de vento que podem chegar entre 50 km/h e 70 km/h, especialmente em regiões de serra e faixa litorânea do estado principalmente no dia de hoje e nos períodos do final da manhã e tarde. Para os próximos dias, há previsão de diminuição da velocidade dos ventos e das rajadas de vento, com velocidade média em torno de 20 km/h e rajadas em torno de 40 km/h e 50 km/h.
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): Trata-se de uma faixa semi-permanente de nebulosidade, próxima à linha do Equador, formada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul. Essa interação provoca o levantamento de ar quente e úmido na região equatorial, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus.
Sistema Frontal: É uma superfície frontal que separa duas massas de ar com características diferentes de temperatura, umidade e pressão atmosférica.