A imagem do canal visível do satélite atualizada às 09h desta quarta-feira (14), mostra pouca nebulosidade sobre o estado do Ceará e baixa atividade convectiva sobre o Oceano Atlântico, devido ao afastamento rápido da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que, no momento, encontra-se localizada em torno de 5ºN.
Seguimos com a tendência de predomínio das condições de estabilidade atmosférica entre esta quarta-feira e sexta-feira (16). No entanto, ainda há previsão de chuvas isoladas para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e porção central da macrorregião Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns durante o período da madrugada e manhã de quinta e sexta-feira. Já para os períodos das tardes e noite, as chuvas devem se concentrar principalmente no centro-norte do estado.
Em relação às temperaturas do ar, seguimos com previsão de máximas entre 34°C e 36°C nesta quarta-feira na faixa litorânea e nas macrorregiões Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.
As chuvas previstas estão associadas ao avanço de áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, bem como à influência de fatores locais, como brisa, relevo e a interação entre temperatura e umidade.