O Governo do Ceará entregou, neste sábado (23), o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da região do Cariri. O setor, responsável pelo atendimento dos indivíduos com condições clínicas especiais, fica no Hospital Regional do Cariri (HRC). A solenidade foi comandada pelo governador Elmano de Freitas.
Ele salientou os avanços na saúde para a população do Cariri com a chegada do Crie. “Anos atrás o povo dessa região precisava ir até Fortaleza para receber esse tipo de atendimento. Hoje, o povo do Cariri é recebido no HRC com dedicação e muita qualidade. É uma conquista muito importante. Vamos continuar com esse bom trabalho na área da saúde”.
O serviço funcionará com uma equipe exclusiva, de segunda a sábado, das 8h às 17h. Ao todo, são três enfermeiros e dois técnicos de enfermagem trabalhando no local. A chegada do Crie fortalece o Programa de Imunização Nacional, política pública fundamental para a sociedade.
Entre as mais de 50 indicações para vacinas no Crie, estão pacientes com doenças crônicas congênitas ou adquiridas que comprometem o sistema imunológico, como HIV/aids, câncer, cardiopatia, diabetes mellitus e hipertensão, além de pessoas transplantadas.
“Estamos muito felizes com essa conquista, pois é esse o compromisso do Governo do Ceará: fortalecer a descentralização e a regionalização do serviço de saúde”, comento a titular da Secretaria da Saúde (Sesa), Tânia Mara Coelho.
Além do Crie do Cariri, a Sesa possui outras três unidades: Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), a primeira a funcionar no estado, outra no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e a terceira, também recentemente inaugurada, no Hospital Regional Norte, em Sobral.