O incêndio no Galpão da Cinemateca, em São Paulo, nesta quinta-feira, 29, teve início na manutenção do ar-condicionado, com uma faísca. Em 2018 e 2019 o mesmo problema desencadeou a tragédia do Museu Nacional e no Alojamento do Flamengo, causando vítimas e prejuízos. Ainda em 2019, o Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), apresentou o Projeto de Lei 822/2019, buscando a regularização do profissional instalador de ar-condicionado, para garantir que apenas pessoas qualificadas pudessem fazer as instalações e reparos. O PL aguarda aprovação.
O parlamentar explica que estes três casos têm em comum a mesma origem do fogo, decorrentes do sistema de refrigeração e que poderiam ser evitados com manutenção e reparos corretos. “Quando propus o PL em 2019, a intenção de que estas falhas não ocorressem mais. Por ser um setor em plena expansão, há uma necessidade crescente de profissionais devidamente treinados e aptos, para que o trabalho seja realizado de forma satisfatória e na medida do possível, sem falhas”, comentou.

O Galpão da Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual do país, era o maior da América Latina e abrigava um acervo de documentos datados desde o início do século 19, incluindo rolos de filmes originais. “Lamentável a perda para a cultura e história, mais ainda saber que podia ter sido evitado.”
O PL 822/2019 está aguardando deliberação na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP).