A Prefeitura Municipal de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, interior do Ceará, emitiu nesta quarta-feira (26) um novo Decreto (nº 26/2021, de 25 de maio de 2021) que estabelece medidas de isolamento mais restritivas de prevenção e combate à disseminação da Covid-19.
Justificando a prorrogação da situação de calamidade pública reconhecida naquele município pelo Decreto Legislativo nº 560, de 25 de fevereiro de 2021; e também o avanço preocupante da disseminação da Covid-19 nas últimas semanas; o prefeito interino decidiu tomar medidas mais rígidas de controle sanitário para o período que vai do dia 26 de maio a 12 de junho de 2021.
A determinação que mais chamou a atenção dos munícipes foi a proibição da venda, distribuição e fornecimento de bebidas alcoólicas, de qualquer natureza, em qualquer horário e em qualquer estabelecimento comercial (inclusive essenciais), mesmo para a entrega via delivery. Os estabelecimentos deverão tirar os produtos das prateleiras ou isolar as áreas para que o público não tenha acesso.
Além disso, ficou estabelecido o “toque de recolher”, que deverá ser observado de segunda e domingo das 19h às 5h, podendo funcionar nesse horário apenas oficinas e concessionarias exclusivamente para serviços de manutenção e conserto em veículos; farmácias, funerárias, cemitérios e postos de gasolina.
Ainda, de acordo com a norma, as pessoas infectadas (ou suspeitas) deverão permanecer em confinamento obrigatório no domicílio, em unidade hospitalar ou em outro lugar determinado pela autoridade de saúde, em caso
de descumprimento haverá multa no valor de quinhentos reais e a responsabilização criminal.
NÚMEROS DO ÚLTIMO BOLETIM
A Prefeitura de Jaguaruana divulgou em nota no começo da tarde desta quarta-feira (26), que “37 casos de COVID-19 foram registrados em Jaguaruana nas últimas 24h. No Hospital Municipal se mantém o mesmo número de casos internados confirmados com a doença, com 12 pacientes, mesmo verificado ontem. Os suspeitos em isolamento hospitalar eram cinco; hoje são seis.”
A publicação continua informando que “o total de pessoas confirmadas com a COVID em isolamento domiciliar saiu de 168 para 179 nesta quinta-feira (26). Os suspeitos aguardando resultado de exames são 191 agora, enquanto ontem eram 186, elevando para 185 o número de pessoas isoladas em casa.”
Abaixo você confere o infográfico completo:







