Que os exercícios são essenciais para manter a saúde e a boa forma, isso quase todo mundo sabe. Porém, durante a pandemia de Covid-19 e esse “novo normal” em que vive a população, tornou-se necessária a busca por exercícios de pouco contato e, de preferência, ao ar livre, evitando aglomerações e a propagação do vírus em ambientes fechados.
As academias em Aracati reabriram somente no início deste mês de setembro, e, seguindo uma tendência nacional, muitas pessoas buscaram exercícios alternativos, hábitos que perduram até o momento, como caminhada, ciclismo e exercícios em praças.
O que se viu foi um alto índice de pessoas buscando locais públicos na cidade para se exercitar, e lugares como as praças locais e a Estrada do Dique tiveram um sensível aumento no número de frequentadores.
Na tarde da última sexta-feira (25), na estrada do Dique, às margens do Rio Jaguaribe, podia ser ver bastante gente caminhando, correndo ou pedalando, muitos inclusive com máscara, não abrindo mão dos cuidados com a saúde e de manter o isolamento.
O Dique, que em outros tempos já foi um lugar inseguro, hoje conta com vigilância constante das autoridades locais para manter a paz e a tranquilidade de quem frequenta, pois é muito comum várias pessoas usarem celulares e outros aparelhos eletrônicos que reproduzam música para realizarem seus exercícios periódicos. Basta passar entre 16h e 17h por lá que você verá uma viatura no local, seja a Polícia Militar, seja a Guarda Municipal.
A população prima pela saúde, principalmente em tempos de pandemia. Talvez esteja nesse contexto a chave para tamanha procura de locais públicos para a prática de exercícios.