A imagem do canal visível do satélite GOES-16, atualizada às 8h30 deste sábado (17), mostra a presença de pouca nebulosidade sobre o território cearense.
Para hoje, o prognóstico indica condições de Sol com variação de nebulosidade e ocorrência de chuvas isoladas e passageiras em grande parte do território cearense. A intensidade das precipitações pode variar de fraca a moderada, ocasionalmente forte.
Pela manhã, há possibilidade de chuvas isoladas nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza e do Litoral do Pecém. À tarde, os registros de chuva tendem a se estender ao longo da faixa litorânea, alcançando também as regiões da Ibiapaba, norte do Sertão Central e Inhamuns. À noite, permanece a possibilidade de chuvas passageiras no Litoral de Fortaleza, na região Jaguaribana e em áreas do Sertão Central e dos Inhamuns.
Já no domingo (18), são esperadas chuvas fracas entre a madrugada e a manhã na faixa litorânea e na região central do Sertão Central e dos Inhamuns. À tarde, há previsão de chuvas isoladas na porção noroeste do estado. Durante a noite, são esperadas precipitações isoladas nas regiões da Jaguaribana, do Sertão Central e dos Inhamuns.
As chuvas previstas estão associadas ao avanço de áreas de instabilidade provenientes do Oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, bem como à influência de fatores locais, como brisa, relevo e a interação entre temperatura e umidade.
As temperaturas máximas devem variar entre 32°C e 34°C em grande parte do estado, com destaque para as macrorregiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns. Na capital, Fortaleza, são esperadas máximas em torno de 31°C.
Fortaleza e Região Metropolitana (RMF):
Para o período da manhã deste sábado (17), são esperadas condições de Sol, nebulosidade variável e baixa possibilidade de chuvas isoladas. No decorrer da tarde, o céu deve variar entre parcialmente nublado e momentos de poucas nuvens. Entre o final da tarde e o período da noite, espera-se um aumento da nebulosidade, com ocorrência de chuvas passageiras em razão da atuação de áreas de instabilidade. Já durante a madrugada e o início da manhã de domingo (18), devido à influência da brisa terrestre, são previstos eventos isolados de chuva fraca.