A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Este evento mobiliza museus e outras instituições culturais em todo o Brasil para oferecer uma ampla variedade de atividades culturais e educativas ao público, promovendo a valorização do patrimônio cultural e fortalecendo a relação das instituições museológicas com a sociedade. Em Aracati, o Museu Jaguaribano preparou uma programação especial entre os dias 13 e 17 de maio.
Durante a Semana Nacional de Museus, os visitantes podem desfrutar de exposições temporárias, que exploram temas específicos ou apresentam novas coleções, e participar de palestras e seminários conduzidos por especialistas em museologia, história, arte e cultura. Além disso, são realizadas oficinas e workshops práticos, que abordam técnicas artísticas, conservação de acervos e outros tópicos relevantes, proporcionando oportunidades de aprendizado interativo para diferentes públicos.“O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, é o tema deste ano.
As visitas guiadas são outro destaque do evento, oferecendo tours educativos que proporcionam uma visão aprofundada das exposições e coleções dos museus. Atividades interativas, como jogos educativos e dinâmicas, também são promovidas para envolver o público de maneira mais ativa e lúdica. Para as crianças, há uma programação especial com atividades lúdicas e educativas que promovem o engajamento com o universo dos museus desde cedo.
Cada edição da Semana Nacional de Museus adota um tema específico, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), que orienta a programação das instituições participantes. Esses temas refletem questões contemporâneas e desafios enfrentados pelos museus, incentivando uma abordagem crítica e inovadora.
A Semana Nacional de Museus envolve a participação de muitos museus e instituições culturais em todo o país, resultando em milhares de eventos que atraem muitos visitantes. Este evento é uma oportunidade para os museus se conectarem com a comunidade local, aumentarem sua visibilidade e fortalecerem seu papel como centros de preservação e disseminação do conhecimento. Através dessa celebração, busca-se democratizar o acesso à cultura, promover a preservação do patrimônio histórico e estimular a educação e a reflexão sobre temas culturais relevantes para a sociedade.
Confira programação:





