A Nasa (National Aeronautics and Space Administration), deve ajudar a determinar o percurso do pequeno asteroide que caiu na região do Maciço de Baturité na manhã do último sábado (10), e assustou os moradores das cidades de Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Palmácia e Guaramiranga. Os astrônomos aguardam os dados para estudar melhor o fenômeno, que foi avistado antes de cair ao sul de Fortaleza próximo da região do Maciço.
Especialistas da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) se reúnem hoje (13), para definir estratégias e dar continuidade aos trabalhos de localização do objeto celeste. No domingo (11) uma equipe da Bramon esteve no Maciço de Baturité para realizar trabalho de campo, através de entrevistas com testemunhas e moradores da região, com o objetivo de coletar informações que pudessem ajudar na busca. Porém, sem êxito já que as informações eram contraditórias.
Segundo relatos de Heloísa Santos, que mora em Baturité, por volta das 07h da manhã de sábado (10), escutou um estrondo que inclusive fez tremer o apartamento onde mora. “De princípio imaginei ser um tremor de terra, foi muito forte e o som era ensurdecedor”, frisou ela. No mesmo dia, na Praça Santa Luzia, onde acontece a maior movimentação de pessoas durante a feira tradicional do município, o assunto mais comentado era esse barulho alto, que foi ouvido nos diversos municípios do Maciço de Baturité.