Deflagrada nesta quinta-feira (24), a Operação Intocáveis coordenada pelo Departamento Técnico Operacional (DTO) e pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), cumpriu 29 mandados de busca e apreensão contra supostos agentes ilícitos investigados pela Delegacia Regional de Aracati.
Logo no começo da manhã, os alvos da investigação (empresários com participação em licitações com indícios de fraude e gestores públicos) foram surpreendidos com a presença da força policial em seus endereços, como parte de uma investigação para apurar crimes de fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, falsidades e lavagem de dinheiro, entre os anos de 2013 e 2020, nas cidades de Itaiçaba e Aracati.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, a Polícia Civil conseguiu detectar movimentações financeiras irregulares que chegam a mais de R$ 100 milhões em cinco anos, apenas nos dados verificados de duas empresas investigadas.
A investida, que aconteceu nas cidades de Aracati, Itaiçaba, Icapuí, Fortaleza, Itaitinga e Eusébio, conseguiu apreender R$ 100.459,00 em espécie, além de vários documentos. Estiveram envolvidos cerca de 120 policiais civis. O trabalho teve o apoio operacional dos departamentos de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Metropolitana (DPJM), Especializada (DPJE), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Recuperação de Ativos (DRA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).