A tradição pesou nas semifinais da Copa do Brasil. Palmeiras e Grêmio, que juntos somam oito títulos do torneio mata-mata, eliminaram nesta quarta-feira (30) América-MG e São Paulo, respectivamente, e vão se enfrentar na decisão da edição 2020 do campeonato.
Enquanto a equipe alviverde venceu por 2 a 0 após ter empatado o jogo de ida por 1 a 1, o time são-paulino não conseguiu reverter a desvantagem do jogo de ida, em Porto Alegre, quando perdeu por 1 a 0, e não foi além de um empate sem gols no Morumbi.
São Paulo e América, que vivem ótimos momentos na temporada –o primeiro lidera o Brasileiro, enquanto e o segundo é vice-líder da Série B– buscavam o título inédito. Em 2000, em sua melhor campanha, o time do Morumbi foi vice-campeão. O melhor desempenho dos mineiros foi justamente neste ano.
Os jogos da decisão estão marcados para os dias 3 e 10 de fevereiro de 2021. Os mandos de campo ainda serão definidos em sorteio pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
A eliminação em casa encerrou, ainda, sem nenhuma conquista o mandato de Carlos Augusto de Barros, o Leco, como presidente do São Paulo. Este foi o último jogo do clube sob a gestão do mandatário que comanda a agremiação desde o final de 2015.
Apesar da evolução sob o comando de Diniz, diante do Grêmio a equipe não conseguiu apresentar um bom futebol. A postura das duas equipes no Morumbi foi semelhante a apresentada no jogo de ida, em Porto Alegre, quando os são-paulinos passaram mais tempo com a bola, mas sofreram com boas chances criadas pelos gremistas no contra-ataque.
Em Belo Horizonte, Palmeiras e América-MG fizeram um jogo semelhante, pelo menos, durante a primeira etapa. Muita marcação, pouquíssimas chances de gols criadas em um jogo sem emoção. Como o resultado levaria a decisão para os pênaltis, as duas equipes voltaram com mais disposição ofensiva depois do intervalo.
Ambas exigiram boas defesas de Weverton e Matheus Cavichioli, mas o goleiro americano nada pôde fazer aos 23 minutos, quando Luiz Adriano recebeu uma bola na entrada da área e finalizou rasteiro para abrir o placar. Em vantagem, o Palmeiras conseguiu crescer na partida e fechou o placar aos 39 minutos, com Rony.
Além da disputa pelo título, os finalistas vão brigar por uma premiação de R$ 54 milhões, valor que será pago pela CBF ao campeão do torneio. O vice embolsará R$ 22 milhões.






