A disputa pelas prefeituras dos municípios piauienses em 2020 tem algo em comum. Nas cidades de Piripiri, Altos e Palmeirais houve a contratação de um instituto, que garantiu vantagem nas pesquisas para candidatos que aparecem atrás em levantamentos de outras empresas. O ‘Instituto Intenção’ realizou pesquisas eleitorais nas três cidades e garantiu a liderança para os candidatos que estavam atrás.
Em Piripiri, as pesquisas de pelo menos dois institutos, o DataMax e o Opinar, realizadas em outubro e começo de novembro, apontam a liderança de Luiz Menezes (Progressista) sobre sua concorrente Jôve Oliveira (PTB). A diferença a favor de Menezes nos dois institutos chegava perto de 20 pontos. Porém, uma pesquisa do Instituto Intenção inverteu tudo e colocou Jôve na liderança, com seis pontos de vantagem.
No município de Altos, a vantagem também veio com o Instituto Intenção. Pesquisas de institutos como Credibilidade e Opinar apontaram a liderança de Maxuell da Mariinha (MDB) sobre Carlinhos Leal (PT). A menor diferença entre os dois era de 10 pontos a favor de Maxuell. Mas o Instituto Intenção entrou em cena. Em duas pesquisas, o Intenção apontou Carlinhos Leal como líder, contrariando os outros institutos.
Em Palmeirais, duas pesquisas foram feitas no mesmo período e os números são praticamente iguais, só invertendo os candidatos. No dia 19 de outubro, o Datamax publicou pesquisa [nº PI-03716/2020] em que Baltazar Campos (PTB) liderava com 50,30%, contra 36,37% de Mauro Almeida (Republicanos). Mas no dia seguinte, o Instituto Intenção virou o jogo. Publicou pesquisa [nº PI-02856/2020] em que Mauro liderou com 50,08%, contra 37% de Baltazar.
Os resultados das pesquisas realizadas pelo Intenção Instituto não refletem a realidade das intenções de voto dos eleitores nos municípios citados, deixando a população em dúvida sobre os critérios das pesquisas realizadas.
O Intenção é um instituto de pesquisa que nunca se ouviu falar no estado. Foi juridicamente constituído em 2016 e está fazendo pesquisas com resultados questionáveis. A empresa de razão social Intenção Instituto de Pesquisa Ltda teve sua situação cadastral ativada apenas no dia 07 do último mês de outubro. Foi aberta em 04 de abril de 2016, no ano das eleições municipais, capital social de cinquenta mil reais e tem entre suas atividades a venda de livros. Nesse espaço de tempo, já houve duas eleições (2016-2018) e nunca foi realizado nenhum registro eleitoral vindo deste instituto no site do TSE.
Procurados pela nossa reportagem, os contatos de whatssapp da empresa não responderam nosso questionamento. Fomos até o endereço citado para conferir a existência da empresa e chegando ao local, foi encontrada apenas uma residência sem identificação.