sexta-feira, junho 12, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Plano de saúde individual deve ter teto de reajuste anunciado nesta segunda (12)

O percentual máximo de reajuste será válido para o período de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024

11 de junho de 2023
A A
Plano de saúde individual deve ter teto de reajuste anunciado nesta segunda (12)

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

491
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deve anunciar nesta segunda-feira (12) qual será o índice máximo do reajuste anual dos planos de saúde individuais e familiares no país.

A aprovação do teto está entre os itens previstos para a reunião da diretoria colegiada da agência. O início do encontro está marcado para as 10h.

O percentual máximo de reajuste será válido para o período de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024. O aumento anual é aplicado pelas operadoras na data de aniversário dos contratos (mês da contratação dos serviços) e não envolve os planos coletivos, sejam eles empresariais ou por adesão.

Segundo projeção da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), o reajuste a ser autorizado deve ficar entre 10% e 12%. A estimativa leva em conta dados do setor disponibilizados no portal da ANS e cálculo de consultorias especializadas, diz a entidade.

A expectativa é de que o anúncio seja feito pela agência nesta segunda. Isso só não aconteceria em caso de algum fator atípico, como um pedido de vista na reunião, o que é considerado improvável.

Em abril, o Brasil tinha um total de quase 50,6 milhões de beneficiários de planos de saúde, de acordo com dados divulgados pela ANS.

Desse contingente, 8,9 milhões eram usuários de planos individuais ou familiares. O número equivale a 17,6% do total -ou seja, a minoria do setor.

Enquanto isso, os beneficiários de planos coletivos (empresariais, por adesão ou não identificados) chegavam a 41,6 milhões. Eles representavam 82,3% do total.

A ANS aprova, anualmente, o limite para os planos individuais e familiares. Já o percentual de revisão dos coletivos é determinado a partir das negociações das próprias operadoras.

Em abril, reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que, entre os planos coletivos por adesão, houve altas que chegaram a quase 60%, o que gerou reclamações de clientes. À época, representantes do setor mencionaram que os aumentos eram necessários para garantir o equilíbrio do sistema.

Em 2022, a ANS aprovou um reajuste anual máximo de 15,5% para os planos individuais e familiares. Foi a maior alta autorizada desde 2000, quando entrou em vigor o modelo atual de reajuste.

O avanço veio após os planos terem reajuste negativo (-8,19%), pela primeira vez, em 2021. A decisão da agência foi tomada à época em razão da queda no uso dos serviços de saúde suplementar e a consequente redução das despesas assistenciais em 2020, ano inicial da pandemia de Covid-19.

O setor saiu da crise sanitária com as contas em crise, situação que ainda persiste. Em 2022, houve prejuízo operacional de R$ 11,5 bilhões. Foi o pior resultado desde o começo da série histórica, em 2001.

 
 
 
Fonte: Leonardo Vieceli/Folhapress
Etiquetas: individualplanodesaúdereajuste
SendShare196
Anterior

Parada do Orgulho LGBT+ une luta por políticas e festa na Avenida Paulista

Próximo

Aracati: VetMóvel atende na Praça da Comunicação e na Abengruta II nesta semana

RelacionadoPostagens

Iniciada na gestão Bismarck Maia, obras do Centro de Hemodiálise seguem a todo vapor em Aracati
Saúde

Iniciada na gestão Bismarck Maia, obras do Centro de Hemodiálise seguem a todo vapor em Aracati

12 de junho de 2026
0

Iniciada ainda na gestão Bismarck Maia, uma das obras mais aguardadas do município segue a todo vapor: o Centro de...

Veja maisDetails
Diagnosticar cardiopatias congênitas cedo aumenta qualidade de vida

Diagnosticar cardiopatias congênitas cedo aumenta qualidade de vida

12 de junho de 2026
Municípios devem guardar vacina do Butantan até nova decisão

Municípios devem guardar vacina do Butantan até nova decisão

10 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

Show do Guns N’ Roses movimenta o sábado em Fortaleza com público de 50 mil pessoas

19 de abril de 2026
Parajuru Moto Show estreia em Beberibe com feijoada grátis, shows de rock e camping liberado

Parajuru Moto Show estreia em Beberibe com feijoada grátis, shows de rock e camping liberado

12 de junho de 2026
Com investimento superior a R$ 23 milhões, mais de 3 mil cisternas de placa vão beneficiar 18 municípios cearenses

Com investimento superior a R$ 23 milhões, mais de 3 mil cisternas de placa vão beneficiar 18 municípios cearenses

12 de junho de 2026
Iniciada na gestão Bismarck Maia, obras do Centro de Hemodiálise seguem a todo vapor em Aracati

Iniciada na gestão Bismarck Maia, obras do Centro de Hemodiálise seguem a todo vapor em Aracati

12 de junho de 2026
Roberta de Bismarck lança concurso da rua mais bonita de Aracati para a Copa do Mundo 2026

Roberta de Bismarck lança concurso da rua mais bonita de Aracati para a Copa do Mundo 2026

12 de junho de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020